quinta-feira, 27 de junho de 2013

15 moradores de rua são abordados na região Central

27 de Junho de 2013 - 16:17


Por Tribuna

Quinze moradores de rua que estavam na Praça da Estação, no Centro, e debaixo do Viaduto Augusto Franco, no Poço Rico, região Sudeste, foram abordados nesta quinta-feira (27) de manhã por funcionários da Prefeitura, guardas municipais e policiais. Aqueles que aceitaram ajuda foram encaminhados para programas de auxílio do município. Foram recolhidos ainda porta, vaso sanitário, cerca de nove carrinhos de supermercado, cobertores e pedaços de papelão que estavam com os desabrigados. A ação foi promovida pela Secretaria de Assistência Social e Amac em parceria com a Secretaria de Atividades Urbanas, o Demlurb, a Guarda Municipal e a PM. A ocupação debaixo do viaduto já havia sido mostrada duas vezes pela Tribuna.
Segundo a assessoria de comunicação da Secretaria de Atividades Sociais, o trabalho realizado hoje faz parte de uma grande ação de abordagem que vai percorrer diferentes regiões da cidade até dia 17 de julho. Os locais já foram diagnosticados pela pasta, mas não serão divulgados para que o serviço tenha o elemento surpresa. Na semana passada, por exemplo, três indivíduos foram abordados no Bairro São Mateus, região central. Segundo o coordenador do Centro de Referência para a População de Rua (Centro Pop), José Carlos da Silva, o objetivo é retirar a população das vias públicas e apresentar os projetos de acolhimento do município. "Tentamos mostrar que sair das ruas é a melhor opção".
A retirada só acontece se o morador permitir, respeitando o seu direito de ir e vir. Os objetos que estão obstruindo as ruas e atrapalhando os pedestres, no entanto, são recolhidos pelo Demlurb, com a permissão da Secretaria de Atividades Urbanas. Dos 15 moradores abordados nesta manhã, quatro foram encaminhados para o auxílio aluguel (em que recebem até R$240 para aluguel de imóvel) e quatro para o Centro Pop. Já em São Mateus, um ganhou auxílio aluguel e um precisou ser encaminhado para o setor de psiquiatria do HPS.

Nenhum comentário:

Postar um comentário