quinta-feira, 11 de abril de 2013

Secretaria de Esporte e Lazer atende a mais de 30 mil pessoas em cem dias de governo


          Nos primeiros cem dias de governo, a Secretaria de Esporte e Lazer focou seus trabalhos no levantamento de sua real situação e no diagnóstico do caminho a ser seguido, fortalecendo parcerias através de um canal aberto de interlocução com quem vivencia o esporte no município e no país. Neste sentido, todos os projetos existentes foram revistos, beneficiando mais de 30 mil pessoas até o momento. A secretaria determinou seu calendário esportivo, está se readequando para efetivar alguns convênios já estabelecidos para obras nos campos de várzea, Estádio Municipal e Ginásio Poliesportivo. 

          A nova administração do esporte na cidade está focada na busca por parcerias com os governos estadual e federal para implementação de programas como o Minas Olímpico e Oficinas de Esporte, e para tratar da Copa 2014 e Olimpíadas 2016. Representantes da Suíça e da Rússia visitaram a cidade e demonstraram grande interesse em Juiz de Fora como campo base para a Copa do Mundo. 


          A secretaria está trabalhando também em projetos a serem apresentados ao Governo federal, com o intuito de promover a iniciação esportiva no município. "Nosso objetivo é tirar crianças e adolescentes das ruas através do esporte e incentivar a prática esportiva em todas as faixas etárias, inclusive a terceira idade”, ressalta o secretário de Esporte e Lazer, Francisco Canalli. 


          Um processo de reorganização do atendimento focado na regionalização, beneficiando com maior qualidade as cinco regiões de Juiz de Fora, também foi iniciado. “O que pretendemos é incentivar a prática de atividades físicas em todas as faixas etárias. Queremos deixar claro que a secretaria é uma ferramenta de promoção de saúde, seja através das atividades de lazer, seja através dos eventos esportivos promovidos ou do apoio ao esporte de rendimento”, afirma Canalli.


Estádio Municipal

          O Estádio Municipal Radialista Mário Helênio teve 95% de seu gramado recuperado pela Empav, passou a contar com uma sala de imprensa, uma lanchonete e um hall de entrada, além de um ambulatório médico, em parceria com a Secretaria de Saúde. O tablado para radiotransmissão foi ampliado e foram implementadas melhorias das cabines de imprensa com ampliação e modernização de acesso à internet e telefonia. 


          As modificações e adequações do estádio aliadas à interdição do Engenhão permitiram que a secretaria se colocasse à disposição da Federação Carioca de Futebol e das equipes do Vasco, Fluminense, Flamengo e Botafogo para a realização de jogos em Juiz de Fora. 


          Com o objetivo de se preparar para receber seleções da Copa de 2014 e as Olimpíadas de 2016, foi elaborado um projeto para melhoria na estrutura deste equipamento esportivo, que prevê a troca da grama dentro dos padrões atualmente exigidos pela FIFA, monitoramento eletrônico e reforma dos vestiários.


Campos de várzea

          Foi realizada uma minuciosa vistoria técnica em todos os campos de várzea que pertencem ao município. Os projetos de reforma estão sendo reavaliados para que o convênio com o Ministério do Esporte, via Caixa Econômica Federal, seja utilizado na reforma física dos campos. Também foi avaliada a ocupação de cada local com eventos e projetos sociais.


Promoção de esporte e lazer

          Dentro da política de lazer e atividade física da Secretaria, em apenas três meses, mais de sete mil pessoas já foram beneficiadas com a execução dos programas “JF Lazer” e “JF Esporte e Cidadania”, que passaram por reformulações e adequações para melhor atender à população em todas as faixas etárias, inclusive a terceira idade. Atividades como recreação, ginástica, natação, hidroginástica, futsal, caminhada, recreação, dança de salão, basquetebol e vôlei são oferecidas em diversas regiões da cidade. 


          A Secretaria implementou, também, o Programa Juiz de Fora Paralímpico, reunindo todos os projetos voltados para pessoas com deficiência, objetivando oferecer e oportunizar a prática de modalidades paralímpicas. Foram iniciadas atividades de natação, goalball e bocha paralímpica, ciclismo e voleibol. Além disso, foi promovido o 1º Torneio Interno de Goalball – JF Paralímpico, em março, e uma apresentação de Bocha Adaptada durante o 3º Festival Beneficente da Associação de Apoio aos Portadores de Necessidades Especiais – AAPNE. De acordo com o secretário, o foco é promover a iniciação esportiva e a formação de equipes para representar a cidade em competições regionais e nacionais. “Queremos proporcionar uma melhor qualidade de vida, autonomia e autoestima para estas pessoas”, justifica Canalli.


Eventos Esportivos

          Seja promovendo ou apoiando eventos esportivos, a secretaria já envolve mais de 14 mil atletas e integrantes de comissões técnicas. Só a Copa Caem 2013 (competição entre times dos campos de várzea da cidade), na modalidade futebol de campo, e a Copa Prefeitura/Bahamas de Futsal têm cerca de dez mil pessoas envolvidas. No futebol, são 95 times, e no futsal, 320 equipes. Além disso, a secretaria apoiou, neste período, sete eventos esportivos que reuniram 1014 atletas: quatro edições do Bike Light, 1º Carna Run, e Copa Juiz de Fora de Downhill- 1ª Edição e Corrida do Batom. 


          O Ranking de corridas de rua teve seu regulamento alterado este ano com o objetivo de valorizar ainda mais os mais de 3.400 corredores (crianças, adultos, idosos e atletas com deficiência). Doze provas estão confirmadas e está em fase final de negociação com os patrocinadores a aquisição do ponto de controle do sistema de cronometragem com chip e relógio de tempo de prova. Além disso,o kit do atleta foi padronizado com camisa em poliamida, lanche, medalha de participação e outros brindes. 


          A secretaria já iniciou também os preparativos para o Dia do Desafio e para os Jogos Intercolegiais, no qual será realizado um Congresso em que os participantes ajudarão a reformular a competição, dentro de uma política de valorização das equipes. 


          A Secretaria de Esporte e Lazer também é patrocinadora do Tupi, que realizou quatro jogos até agora, com público aproximado de dez mil pessoas. Além disso, coordena todas as ações necessárias para a execução das partidas no Estádio Municipal, realizando reuniões preparatórias antes de cada jogo com todos os setores da sociedade envolvidos na partida e prestando serviços na data do evento. 


* Outras informações com a Assessoria de Comunicação da Secretaria de Esporte e Lazer, pelo telefone 3690-7822.

Nenhum comentário:

Postar um comentário