quinta-feira, 11 de abril de 2013

Cem dias de Governo: Secretaria de Comunicação Social garante cidadão no foco das ações da Prefeitura


         Desde o primeiro dia do Governo Bruno Siqueira, a nova administração da Secretaria de Comunicação Social iniciou uma série de medidas colocando o foco no personagem mais importante do município: o cidadão. Novos canais oficiais de comunicação, como Facebook, Twitter e Youtube, foram criados com o objetivo de encurtar o caminho entre as necessidades do juiz-forano e a administração pública. "Um trabalho amplo de reformulação no conceito de atender as necessidades da população teve início e o ápice desta mudança ocorreu com o lançamento do projeto 'Espaço Cidadão JF', que modifica inteiramente a maneira de ouvir o cidadão de Juiz de Fora, fazendo com que ele se identifique com os canais oferecidos pela administração municipal", explica o secretário de Comunicação Social, Michael Guedes. 

         Neste processo, o JF Informação, que passa a ser a unidade central do Espaço Cidadão JF, ganha mais destaque e amplia os serviços oferecidos. Entre as mudanças está a inclusão de atendimento de ITBI e dívida ativa, facilitando significativamente a vida do contribuinte, que antes precisava fazer vários deslocamentos para resolver seu problema. O espaço também ganhou um posto fixo da Guarda Municipal, que serve, inclusive, como base para a Polícia Militar, e outras mudanças estão sendo planejadas. 


         O Espaço Cidadão JF também terá grande reforço nos bairros, com a transferência dos Centros Regionais da Secretaria de Administração e Recursos Humanos (SARH) para a Secretaria de Comunicação Social. "Este amplo projeto de reformulação no atendimento ao cidadão foi compromisso de campanha do prefeito Bruno Siqueira e ganhou contornos desde o início de sua gestão. Tanto o JF Informação quanto os centros regionais passarão a se chamar Espaço Cidadão JF, e não serão fonte apenas de repasse de informações para a população, mas sim a garantia de utilidades e prestação de serviços para os usuários", afirma Michael. Entre as novidades nos bairros, por exemplo, estão a inclusão de postos de atendimento da Cesama e do Procon.
         Com o Espaço Cidadão JF, também são criados os seguintes canais de comunicação: um informativo mensal, já em fase de execução e com lançamento previsto para maio, que trará os serviços oferecidos pela Prefeitura de Juiz de Fora à população. Cabe ressaltar que, para a nova administração municipal, mais importante que mostrar o que tem sido feito ou quais as pessoas estão fazendo os serviços, é apontar os benefícios e os beneficiados, mostrando as vantagens viabilizadas. 


         Outra novidade é o canal de televisão Espaço Cidadão JF, que contempla uma TV online, já disponível na internet desde o início do Governo, mas que ganhará canal próprio e veiculação periódica nos canais de TV indoor da cidade, através de veículos credenciados pela Comissão Permanente de Licitação (CPL). Estes espaços divulgarão boletins semanais de utilidade ao cidadão em todas as TVs disponibilizadas em áreas públicas do município, incluindo prédios públicos e privados, locais de grande concentração e ônibus. 


         Outra novidade, que já começou a ser executada, é o lançamento do "Espaço Servidor JF", com ações voltadas para a comunicação interna, como criação de jornal mural com divulgação de notícias e utilidades públicas nos quatro elevadores da sede da Prefeitura. No saguão do prédio, uma TV fará a veiculação de informações de interesse dos servidores. Os dados serão atualizados semanalmente.

JF Informação fez mais de 86 mil atendimentos em três meses

         Com praticamente 15 semanas de atuação da nova administração municipal, o Departamento de Atenção ao Cidadão (DAC) da Secretaria de Comunicação Social (SCS), através do JF Informação (que agora passa a se chamar Espaço Cidadão JF), realizou 86.081 atendimentos, entre 1º de janeiro até 5 de abril. Deste total, foram 63.570 mil na unidade do Parque Halfeld e 22.511 nos quatro centros regionais. Já em relação aos requerimentos protocolados, o órgão registrou 29.044 no mesmo período. 


         O chefe do DAC, Antônio Alberto, destaca que com a nova gestão irá implantar novos projetos para a melhoria da prestação de serviço. "Realizamos neste tempo, algo que estávamos batalhando há dois anos e meio e com um detalhe: com sucesso. Conseguimos utilizar um espaço físico, que estava sem uso, o qual tem capacidade de sete guichês. Agregamos valor de trabalho à nossa secretaria e respeito ao cidadão". 


         Ainda conforme Antônio Alberto, o JF Informação começou a reformulação visual da sede central e outras alterações estão previstas para melhoria do atendimento e da atenção ao cidadão.

Comunicação ágil e direta

         Somente nestes primeiros cem dias, cerca de 780 pessoas curtiram a fanpage da Prefeitura no Facebook e tiveram contato direto com o Executivo através deste espaço rápido, dinâmico e moderno, criado no primeiro dia de Governo. Canais como o "Fale com o Prefeito" também passaram a ter mais destaque, com maior agilidade no retorno ao usuário.
         No primeiro dia de governo, o site da administração municipal ganhou nova cara, passando a ficar mais simples e moderno. 


         A nova TV da Prefeitura ganhou canal no Youtube e passou a gerar conteúdo diário de notícias. Além de conteúdo jornalístico, a equipe desenvolve trabalhos de publicidade, desonerando o Executivo em caso de campanhas como a do Carnaval 2013 e dos problemas de água enfrentados no início do ano. 


         Já o atendimento à imprensa é direcionado para facilitar o acesso às informações, garantindo mais agilidade e transparência. No Estádio Municipal, uma sala de imprensa foi criada, dando mais conforto e tranqüilidade aos profissionais durante o trabalho de cobertura dos jogos.

Media Training

         Outra ação que já entra em fase de execução é o projeto "Media Training". Na primeira etapa, o trabalho que visa a aperfeiçoar o contato com a imprensa, será desenvolvido com a Polícia Militar. Esta semana, um diagnóstico sobre as demandas e a relação dos policiais com os jornalistas foi apresentado à corporação. Agora, o projeto começará a entrar na fase prática. Já nas próximas etapas, profissionais da Prefeitura também participarão do projeto. 


* Informações com a Secretaria de Comunicação Social, pelo telefone 3690-8597.

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