terça-feira, 16 de abril de 2013

Imóvel tombado em estado de abandono


16 de Abril de 2013 - 06:00


Por Tribuna

Oficialmente tombado há aproximadamente 15 dias, o casarão conhecido como Palacete dos Fellet, na esquina da Rua Espírito Santo com a Avenida Presidente Itamar Franco, continua abandonado. Recentemente foi feito um buraco no muro do imóvel, o que facilita a entrada de usuários de drogas e mendigos. Mato alto, lixo, entulho e pedaços de computador reforçam o aspecto de desleixo e preocupam moradores do entorno, que temem a proliferação de mosquitos da dengue.
"Até bola de soprar tinha lá dentro", conta uma vizinha da construção que preferiu não se identificar. A mesma moradora ressalta que já viu pessoas circulando no terreno, outras jogando lixo e entulho. Ela lembra dos focos de incêndio registrados no local e da localização do corpo de um jovem de 20 anos, em outubro de 2011. A mulher lembra ainda que a área chegou a ser interditada, e que os muros foram escorados com toras de madeira para evitar que caíssem, em agosto do ano passado. "Fica aí (o palacete), a Deus dará. Já chamamos até o pessoal da dengue", acrescenta.
O imóvel, construído no início do século XX, está abandonado desde 1994. O espaço foi tombado no dia 27 de março, mas, segundo reportagem publicada pela Tribuna, desde 2001, há uma decisão judicial irrevogável para que os proprietários reedifiquem o casarão com as características originais. Há também a opção da construção de um espaço de lazer no terreno, com aproveitamento de peças e elementos do espaço.
A assessoria de comunicação da Prefeitura informou que a Secretaria de Atividades Urbanas (SAU) já notificou os proprietários do imóvel que têm 30 dias para correção do muro e dez para limpeza do terreno. Caso os prazos não sejam cumpridos, eles podem receber um auto de infração com valor estipulado pela Junta de Julgamento Fiscal da SAU. A Secretaria de Saúde informou também que foi realizado tratamento focal no imóvel há cerca de três meses.

Nenhum comentário:

Postar um comentário