quinta-feira, 21 de fevereiro de 2013

Pontes da cidade serão reformadas


20 de Fevereiro de 2013 - 20:09


Secretaria de Obras fez vistorias nas estruturas denunciadas pela Tribuna e inicia trabalhos pela Remonta

Por Eduardo Valente

As pontes do município sobre o Rio Paraibuna passarão por reformas para corrigir falhas estruturais e estéticas. A informação foi divulgada nesta quarta-feira (20), pela Secretaria de Obras, três dias após a Tribuna denunciar a situação destas estruturas no município, em reportagem publicada no último domingo. Conforme a assessoria de imprensa da pasta, na segunda-feira, o subsecretário de Operação Urbana, José Walter Ávila, visitou todas as pontes retratadas na matéria e realizou um diagnóstico prévio de cada uma. De acordo com o cronograma já estabelecido, as intervenções terão início imediato na ponte de acesso à Remonta, Zona Norte, considerada a que possui problemas mais graves. Ainda conforme a Secretaria de Obras, das dez estruturas visitadas, ficou constatada que duas delas, ambas na Vila Ideal, região Sudeste, não pertencem ao município. Uma delas seria particular enquanto a outra é de responsabilidade do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit).
Nesta quarta-feira, a ponte da Remonta já estava sinalizada com placa da Prefeitura. A previsão é que haja alargamento da entrada (sentido Avenida JK-Represa) utilizando uma viga metálica. Tal procedimento é necessário para evitar os constantes acidentes que ocorrem no local. Parte da calçada quebrada, que oferecia riscos aos pedestres, foi cercada por faixas. Segundo a Secretaria de Obras, esta área teve que passar por intervenções três vezes para corrigir falhas ocasionadas pelas batidas. Também existe um projeto para construção de nova ponte, que seria instalada ao lado, já que a atual permite apenas a passagem de um veículo por vez.
Após os trabalhos na Remonta, a previsão é que as atividades prossigam em direção ao Centro. Conforme o diagnóstico realizado segunda-feira, na Ponte Domingos Alves Pereira, em Santa Terezinha, Zona Nordeste, será refeita as muretas de proteção, além da colocação de grades e pintura na parte superior. Ao lado, na Ponte Benedito Valadares, também deverá haver a correção das muretas, que estão quebradas.
Nas pontes do Ladeira e Benjamin Constant, mostradas com pintura precária e muros quebrados, a Secretaria de Obras pretende instalar nova iluminação e pintar as estruturas. Segundo a assessoria de imprensa, em ambos os casos havia buracos na calçada, que já foram corrigidos. Na última, foi solicitada à Cemig a retirada de dois postes sem utilidade instalados no local.
Na Ponte Presidente Arthur Bernardes (Rua Halfeld), será feita a recomposição do piso quebrado, e, na Ponte Antônio Carlos (Rua Carlos Otto), estão previstas pequenas recomposições de argamassas nas calçadas e pintura. Por fim, a Ponte Nelson Silva, em frente à Regional Leste, foi diagnosticado gradil amassado e ausência da placa de indicação, que serão corrigidos.
http://www.tribunademinas.com.br/cidade/pontes-da-cidade-ser-o-reformadas-1.1233880

Nenhum comentário:

Postar um comentário