quinta-feira, 28 de fevereiro de 2013

Custódio deve assumir pasta na Prefeitura de BH


28 de Fevereiro de 2013 - 07:00


Por Ricardo Miranda

Dois meses após deixar a Prefeitura de Juiz de Fora, o ex-prefeito Custódio Mattos (PSDB) será nomeado hoje secretário de Desenvolvimento Econômico de Belo Horizonte. Sua indicação contemplou as condições impostas pelo prefeito da capital mineira Márcio Lacerda (PSB) que chegou a declarar não abrir mão de avaliações técnica e psicológica. Por conta das ressalvas, o tucano juiz-forano acabou sendo o escolhido para ocupar a cota de participação no primeiro escalão destinada ao seu partido. Além da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, o PSDB permanecerá com a Secretaria de Saúde, a BHTrans, além das administrações regionais da Pampulha e do Barreiro. A proposta de aliança, discutida nos últimos dias pelo próprio prefeito e o presidente estadual do PSDB, deputado federal Marcus Pestana, prevê a ascensão dos tucanos à condição de aliado principal, substituindo a posição ocupada pelo PT no mandato passado.
O acordo com o PSDB, que levou Custódio para Belo Horizonte, foi costurado em vários encontros, sendo alguns com a participação do governador Antonio Anastasia (PSDB) e do senador Aécio Neves (PSDB). Os tucanos chegaram a reivindicar, além das pastas em seu poder, a Urbel, a Sudecap, a Belotur, a Prodabel, a Secretaria de Obras e Infraestrutura, além das administrações regionais Venda Nova, Nordeste e Barreiro. Lacerda considerou impossível ceder tanto espaço em virtude das demandas dos outros 19 partidos aliados. Aliado nacional, o PPS, por exemplo, pleiteia a Secretaria de Educação. O PV, que é o partido do vice-prefeito Délio Malheiros, quer a Secretaria de Meio Ambiente e uma regional.
Antes da definição de Custódio como secretário de Desenvolvimento Econômico, que não quis falar ontem, chegou a ser cogitada a ida do deputado estadual João Leite, que é presidente municipal em Belo Horizonte, para Secretaria Municipal de Polícias Sociais. Nos último dias, no entanto, acabou definida a permanência do parlamentar na Assembleia de Minas, onde será reconduzido à Presidência da Comissão de Segurança Pública. Curiosamente, a eventual ida de João Leite para compor o secretariado de Lacerda poderia abrir espaço para o vereador Rodrigo Mattos (PSDB), que é primeiro suplente, assumir uma cadeira de deputado estadual. Como Custódio acabou sendo o escolhido, seu herdeiro permanecerá em Juiz de Fora.
http://www.tribunademinas.com.br/politica/custodio-deve-assumir-pasta-na-prefeitura-de-bh-1.1237180

Nenhum comentário:

Postar um comentário