O secretário de Esporte e Lazer, Renato Miranda, destacou o crescimento do esporte na cidade e o apoio dos patrocinadores e corredores. “Agradeço àqueles que confiaram e acreditaram no nosso trabalho. Orgulha-nos dizer que, desde a reformulação do ranking, em 2009, não se via um número tão alto de participantes e um nível tão bom de provas”, disse. Entre as reformulações estão: melhor distribuição das provas, utilização do sistema de cronometragem eletrônica, equipe técnica qualificada, divulgação dos resultados das provas em menos de 24 horas após o evento e a inclusão cidadã.
A média de participantes por prova subiu de 687,88, em 2011, para 1074,7 em 2012, representando um crescimento de 56,23%. Além disso, um total de 3.755 atletas se cadastraram no Ranking neste ano, número 48,71% superior ao registrado no ano anterior, quando 2.525 pessoas se inscreveram no circuito. A II Corrida Mercedes-Benz/Prefeitura de Juiz de Fora (PJF), última do calendário, foi a que registrou o maior número de atletas participantes: 1.512.
Campeões
“Como uma brincadeira”. Assim foi o início nas corridas de rua do atual campeão do Ranking, Eberth da Silva Silvério, de 20 anos. Em 2008, ele e o irmão mais velho começaram a correr em uma rodovia da cidade de Coronel Pacheco, e o que era diversão passou a ser objetivo. “Naquele ano fizemos a inscrição para uma prova do ranking e tiramos o primeiro e segundo lugares da faixa”, disse.
Mas foi só em 2011 que Eberth começou a focar nas provas. Em 2012, o atleta, que treina pela Saúde Performance, bateu a marca de cinco vitórias das sete etapas que disputou. “O sentimento hoje é de dever cumprido. Foquei muito nesse ano, com muito planejamento e, graças a Deus e com muita perseverança, o resultado veio”, afirmou.
Segundo o atleta, provas nacionais estão em sua meta em 2013. Já em fevereiro do ano que vem, Eberth pretende disputar a Copa Brasil Caixa de Cross Country, em Rio Claro (SP). Para isso, vem treinando todos os dias, as vezes em dois períodos (manhã e tarde), alternando os locais de prática entre Juiz de Fora e Coronel Pacheco, sua cidade natal.
No geral feminino, a maratonista Viviany Anderson foi quem levou o troféu de campeã, após vencer seis das nove etapas realizadas durante o ano, somando 132 pontos. As equipes Saúde Performance e Gemacon Tech são as vencedoras das categorias masculina e feminina, respectivamente. A classificação final está disponível no site da PJF (www.pjf.mg.gov.br).
* Informações com a Assessoria de Comunicação da SEL, pelos telefones 3690-7822/7599.
SECRETARIA DE ESPORTE E LAZER
Nenhum comentário:
Postar um comentário