quinta-feira, 1 de novembro de 2012

Produtor movimenta redes sociais para tentar pagar dívida de R$ 0,79


Um produtor de cinema de Santos, no litoral de São Paulo, mobilizou várias pessoas nas redes sociais para conseguir pagar uma dívida de R$ 0,79 que tem com uma operadora de telefonia celular. Samuel Alves de Castro publicou uma foto no seu perfil em uma rede social com uma "hashtag" pedindo para a empresa liberar um boleto para que ele pudesse saldar o valor. Em questão de horas, a foto teve centenas de compartilhamentos e, depois disso, dezenas de pessoas aderiram à campanha e fizeram fotos com cartazes com a "hashtag" criada por ele.
Castro conta que descobriu que devia o valor no dia 25 de outubro, quando foi comprar um carro. "Fui em uma concessionária e falaram que eu estava com o nome negativado. Logo depois fui no Serasa e eles emitiram um documento com as informações sobre o valor que eu devia e a empresa que tinha feito o registro. Aí eu vi que devia R$ 0,79 para a operadora e isso estava me impossibilitando de comprar o carro", conta.
Documento mostra que saldo devedor é de R$ 0,79 (Foto: Samuel de Castro/Arquivo Pessoal)Documento mostra que saldo devedor é de R$ 0,79
(Foto: Samuel de Castro/Arquivo Pessoal)
No dia seguinte, Castro ligou para a operadora pois queria tentar resolver o problema, mas não obteve sucesso. "Depois de teclar todas as opções do menu de atendimento, fiquei 10 minutos no telefone ouvindo aquela música de espera. Cansei e desliguei. Fui em uma loja da operadora e eles disseram que o sistema estava fora do ar e pediram para eu voltar depois. Quando voltei, me falaram que o sistema continuava fora do ar e me disseram para ir a outra loja. Quando cheguei lá, eles me disseram que o sistema também estava fora do ar. E com isso perdi um dia todo tentando resolver este problema e não consegui", conta.
Após sair da loja, ele decidiu criar a campanha nas redes sociais. "Fui para casa, gravei um vídeo e postei em um site de compartilhamento. A internet é um meio que a gente tem de criticar, questionar e colocar reclamações. Por meio dela as coisas se espalham muito rápido. E essa é minha forma de protestar e criticar o atendimento ruim que recebi. Podia ser qualquer valor, mas perdi muito tempo para resolver isso”, diz.
Imagem foi compartilhada por vários internautas em uma rede social (Foto: Isabella Paschoal/Arquivo Pessoal)Imagem foi compartilhada por vários internautas
(Foto: Isabella Paschoal/Arquivo Pessoal)
No sábado (27), Castro publicou uma foto em seu perfil em uma rede social e o sucesso foi instantâneo. Os internautas começaram a publicar imagens com um cartaz pedindo para a operadora liberar o boleto para que ele pudesse poder pagar a dívida. “As pessoas começaram a compartilhar e a minha foto teve centenas de compartilhamentos. Depois começaram a publicar fotos com a hashtag e eu compartilhei todas”, conta.
Em nota, a operadora informa que o cliente possui débito em aberto referente a um dos planos oferecidos e que o boleto foi encaminhado para o email do cliente. A nota também afirma que tão logo for confirmado o pagamento, o nome de Castro será retirado dos órgãos de proteção ao crédito.

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