Juiz de Fora tem duas escolas entre as cem que obtiveram melhor desempenho no país no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), ambas particulares: o Colégio Santa Catarina, que está na 38ª posição, e o Colégio dos Jesuítas, com a 70ª. Levando-se em conta a listagem local, ambos ocupam o primeiro e o segundo lugar respectivamente (ver quadro). No município, o Colégio Militar foi a primeira instituição pública e terceira geral da lista. Em sequência, veio o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sudeste de Minas Gerais (IF Sudeste). Os números foram divulgados nesta quinta-feira (22) pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) e são referentes ao Enem de 2011, sem considerar a nota da redação. Apenas instituições com mais de 50% de participação e o mínimo de dez alunos foram listadas, totalizando 10.076 escolas.
Mais uma vez, aparece entre os dez melhores do país o Coluni, Colégio de Aplicação da Universidade Federal de Viçosa (UFV). Ele é o líder levando-se em conta apenas as escolas públicas brasileiras. Já no ranking estadual geral, o Coluni é o terceiro, enquanto no levantamento nacional, ocupa a oitava posição. Para o diretor do Coluni, Hélio Paulo Pereira Filho, o resultado deste ano foi especial. "Como no ano passado, isso vem coroar a qualidade do nosso trabalho, mostrando que é possível ter um bom ensino público e gratuito. Mas atravessamos uma longa greve este ano e conseguir chegar a esta colocação, mesmo assim, só aumenta nosso orgulho e satisfação."
Na visão da supervisora do ensino médio do Colégio Santa Catarina, Mariângela de Lacerda Guedes, o trabalho de base feito com os alunos é um dos responsáveis pelo sucesso da instituição. "Além disso, intensificamos a redação, instituímos aulas de conhecimentos gerais e estimulamos os professores a criarem suas próprias questões envolvendo outras disciplinas." Ela também destaca o trabalho em tempo integral, o incentivo às atividades extracurriculares e ao voluntariado entre os discentes como fatores que favorecem o bom desempenho.
Comandante e diretor do Colégio Militar de Juiz de Fora, o coronel Chamon Delamare também comemora a primeira posição entre as escolas públicas da cidade. "Isso vem do esforço diário e conjunto dos nossos profissionais e alunos, aliados a uma formação baseada em honestidade, lealdade, disciplina e dedicação pela qual primamos e, certamente, se reflete nestes resultados."
Dedicação exclusiva
O chefe do Departamento de Educação e Ciências do IF Sudeste, Sebastião Sérgio de Oliveira, ressalta que o investimento na carreira de docentes é outro fator decisivo para o avanço na qualidade do ensino. "O investimento na titulação dos docentes e o trabalho em dedicação exclusiva permite a formação de alunos mais críticos e com mais iniciativa, o que certamente impacta este resultado." O argumento também é defendido pelos diretores do Coluni e do Colégio Militar, onde os professores também trabalham em regime de exclusividade. "Incentivamos e investimos na formação dos docentes, e, como eles trabalham apenas aqui, podem sempre se atualizar. Com isso, a maioria dos nossos profissionais é, no mínimo, mestre", aponta Hélio, diretor do Coluni.
http://www.tribunademinas.com.br/cidade/jf-tem-duas-escolas-entre-as-cem-melhores-do-pais-1.1191205
Nenhum comentário:
Postar um comentário