sexta-feira, 23 de novembro de 2012

Juiz de Fora tem duas escolas entre as cem melhores do país


Juiz de Fora tem duas escolas entre as cem que obtiveram melhor desempenho no país no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), ambas particulares: o Colégio Santa Catarina, que está na 38ª posição, e o Colégio dos Jesuítas, com a 70ª. Levando-se em conta a listagem local, ambos ocupam o primeiro e o segundo lugar respectivamente (ver quadro). No município, o Colégio Militar foi a primeira instituição pública e terceira geral da lista. Em sequência, veio o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sudeste de Minas Gerais (IF Sudeste). Os números foram divulgados nesta quinta-feira (22) pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) e são referentes ao Enem de 2011, sem considerar a nota da redação. Apenas instituições com mais de 50% de participação e o mínimo de dez alunos foram listadas, totalizando 10.076 escolas.
Mais uma vez, aparece entre os dez melhores do país o Coluni, Colégio de Aplicação da Universidade Federal de Viçosa (UFV). Ele é o líder levando-se em conta apenas as escolas públicas brasileiras. Já no ranking estadual geral, o Coluni é o terceiro, enquanto no levantamento nacional, ocupa a oitava posição. Para o diretor do Coluni, Hélio Paulo Pereira Filho, o resultado deste ano foi especial. "Como no ano passado, isso vem coroar a qualidade do nosso trabalho, mostrando que é possível ter um bom ensino público e gratuito. Mas atravessamos uma longa greve este ano e conseguir chegar a esta colocação, mesmo assim, só aumenta nosso orgulho e satisfação."
Na visão da supervisora do ensino médio do Colégio Santa Catarina, Mariângela de Lacerda Guedes, o trabalho de base feito com os alunos é um dos responsáveis pelo sucesso da instituição. "Além disso, intensificamos a redação, instituímos aulas de conhecimentos gerais e estimulamos os professores a criarem suas próprias questões envolvendo outras disciplinas." Ela também destaca o trabalho em tempo integral, o incentivo às atividades extracurriculares e ao voluntariado entre os discentes como fatores que favorecem o bom desempenho.
Comandante e diretor do Colégio Militar de Juiz de Fora, o coronel Chamon Delamare também comemora a primeira posição entre as escolas públicas da cidade. "Isso vem do esforço diário e conjunto dos nossos profissionais e alunos, aliados a uma formação baseada em honestidade, lealdade, disciplina e dedicação pela qual primamos e, certamente, se reflete nestes resultados."
 
Dedicação exclusiva
O chefe do Departamento de Educação e Ciências do IF Sudeste, Sebastião Sérgio de Oliveira, ressalta que o investimento na carreira de docentes é outro fator decisivo para o avanço na qualidade do ensino. "O investimento na titulação dos docentes e o trabalho em dedicação exclusiva permite a formação de alunos mais críticos e com mais iniciativa, o que certamente impacta este resultado." O argumento também é defendido pelos diretores do Coluni e do Colégio Militar, onde os professores também trabalham em regime de exclusividade. "Incentivamos e investimos na formação dos docentes, e, como eles trabalham apenas aqui, podem sempre se atualizar. Com isso, a maioria dos nossos profissionais é, no mínimo, mestre", aponta Hélio, diretor do Coluni.
http://www.tribunademinas.com.br/cidade/jf-tem-duas-escolas-entre-as-cem-melhores-do-pais-1.1191205

Nenhum comentário:

Postar um comentário