A Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) e a Universidade Agostinho Neto (UAN), de Angola, firmaram um convênio de intercâmbio cultural. O acordo, intermediado pelo procurador de Justiça Militar Antonio Pereira Duarte, prevê a ida de três estudantes da UFJF para Angola e a vinda de três estudantes da UAN para o Brasil. Em janeiro, a Secretaria de Relações Internacionais da UFJF irá lançar um edital para a escolha dos estudantes que irão para o país africano. Serão os primeiros alunos da Universidade a viajar para o continente africano com esse intuito. O anúncio foi feito na semana passada, em encontro entre o procurador Antônio Duarte, o reitor Henrique Duque, e a secretária de Relações Institucionais da UFJF, Rossana Melo.
No encontro, o procurador fez, oficialmente, a doação da enciclopédia "Agostinho Neto e a Libertação de Angola, 1949-1974", lançada recentemente pela Fundação Antônio Agostinho Neto (FAAN). Antonio Duarte ressaltou o fato de a enciclopédia ter atravessado o Atlântico para que pudesse chegar à cidade. "É uma encomenda preciosa". Ele exaltou o trabalho desenvolvido pela FAAN e citou as semelhanças históricas entre os dois países. "Esse documento registra toda a luta de libertação de Angola, por isso, foi feita uma garimpagem muito profunda por parte dos organizadores. Vale lembrar que, assim como nós, eles ficaram muito tempo sob o imperialismo lusitano, mas só se tornaram independentes em 1975", explicou.
Antonio Duarte crê que o intercâmbio produzirá ganhos efetivos para todos os envolvidos. “A expectativa é de que, com o passar dos anos, isso se amplie, abrindo espaço para que pesquisadores dos dois países possam visitar as respectivas Universidades, permutando relevantes experiências de controle de doenças, desenvolvimento de vacinas e tratamentos de doenças tropicais”, projeta o procurador.
O reitor Henrique Duque classifica a parceria como sendo de grande valia e necessária, pois resgata os laços afetivos entre os dois países. "Eu acredito que essa é uma das funções da Universidade: firmar parcerias que possam contribuir para a melhoria da instituição. E tenho certeza que, tanto nós, quanto eles, iremos ganhar muito", afirmou.
http://www.mpm.gov.br/mpm/acontece/procurador-intermedeia-intercambio-cultural-entre-universidades-do-brasil-e-de-angola
Nenhum comentário:
Postar um comentário