O Partido dos Trabalhadores (PT), que disputava três das quatro prefeituras de Minas Gerais com eleição neste segundo turno, ficou sem nenhuma vaga depois do resultado de ontem. Além da petista Margarida Salomão em Juiz de Fora, Durval Angelo, que concorria em Contagem, na Região Metropolitana, e Paulo Guedes, que brigava pela vaga em Montes Claros, no Norte do estado, também perderam neste pleito. Com o novo cenário, o PMDB ficou com duas das quatro cadeiras que estavam em disputa neste domingo, sendo uma a de Bruno Siqueira, em Juiz de Fora, e a outra de Paulo Piau, em Uberaba, no Triângulo mineiro. Já Carlin Moura (PCdoB) foi eleito o novo chefe do Executivo de Contagem, e Montes Claros ficou com o PRB de Ruy Muniz.
Com esse resultado, os dois partidos que polarizam o cenário nacional - PT e PSDB (que nem concorria nesta segunda etapa do pleito em Minas) - ficaram excluídos do comando desses municípios. Ainda assim, petistas e tucanos mantêm representatividade entre as principais prefeituras do estado, já que no primeiro turno Gilmar Machado (PT) foi eleito prefeito de Uberlândia e Carlaile Pedrosa (PSDB) de Betim. Além disso, Márcio Lacerda (PSB), reeleito na capital Belo Horizonte, era o candidato da situação, sendo apoiado pelos tucanos.
A disputa mais acirrada no estado foi em Uberaba. Paulo Piau recebeu a aprovação de 79.752 eleitores (51,36%), apenas 4.211 votos a mais que Lerin (PSB), que obteve 48,64% dos votos válidos. Já a maior diferença ocorreu em Contagem, onde dois antigos aliados se enfrentaram no terceiro maior colégio eleitoral do estado, que teve 432.894 pessoas aptas a votar. Lá, Carlin Moura assumiu a dianteira com 65,9% dos votos contra 34,1% do deputado estadual Durval Angelo. Os números confirmaram o que já era apontado pelas pesquisas eleitorais.
E ex-deputado é o que não vai faltar nessas prefeituras, já que, dos quatro eleitos ontem, Ruy Muniz já foi deputado estadual e Bruno Siqueira e Carlin Moura terão que deixar os cargos na Assembleia Legislativa. Já Paulo Piau abrirá mão da cadeira na Câmara dos Deputados. No lugar dos parlamentares estaduais entrarão Leonídio Henrique Corrêa Bouças (PMDB) e Mário Henrique Caixa (PCdoB), respectivamente. No Congresso, a vaga de Paulo Piau ficará com Nilmário Miranda (PT) a partir de 1º de janeiro.
Nenhum comentário:
Postar um comentário