domingo, 7 de outubro de 2012

Políticos da região registram seus votos


Por: Tribuna
Felipe Couri/07-10-12
Atualizada às 13h28

O ex-prefeito Tarcísio Delgado (sem partido) e seu filho, o deputado federal Júlio Delgado (PSB) votaram no final da manhã deste domingo (7), no Clube Bom Pastor, na Zona Sul da Cidade. Apesar de ambos votarem na seção 28 da 349ª zona eleitoral, pai e filho não chegaram juntos. Por volta das 10h30, o ex-prefeito chegou ao local. Depois de registrar seu voto, o ex-prefeito disse que a campanha foi morna. Tarcísio também afirmou que "agora o momento é de torcer para que os 'compradores de voto' não apareçam, e o pleito ocorra de maneira limpa".

Cerca de meia hora depois, às 11h, foi a vez do deputado Júlio Delgado votar. Para ele, ter três candidatos com chances reais de vitória demonstra o crescimento político da cidade. Também disse estar surpreso com a mudança na intenções dos eleitores da cidade, divulgada na última pesquisa Ibope.

O deputado federal e presidente do PSDB de Minas Gerais, Marcus Pestana votou no Colégio Jesuítas, no Centro. Pestana chegou às 11h10 e se dirigiu para a seção 47 da 152ª zona eleitoral, mas antes falou com a imprensa e destacou a falta de intensidade nas campanhas para a PJF. "É uma eleição totalmente diferente das demais. Primeiro foi uma campanha mais fria. Não houve grandes comícios e nem grandes mobilizações." 

Sobre os percentuais dos candidatos à Prefeitura, não quis tentar prever quem passará para o segundo turno. "A campanha chega no dia da eleição em uma situação em que as pesquisas indicam tríplice empate, em que tudo pode acontecer." Questionado sobre planos para o futuro, em tom descontraído, o deputado federal salienta que "ainda é muito cedo para tal conversa". "Vamos nos concentrar nas preparações para as eleições presidenciais e para o Governo de Minas."

Cerca de uma hora depois, o deputado estadual Lafayette Andrada esteve na Escola Normal. Ele votou na seção 198 da 155ª zona e registrou opinião diferente da de Pestana frente às campanhas eleitorais da cidade. "Tudo está dentro da normalidade. A gente percebe e as pesquisas têm mostrado uma queda da Margarida nesse final e o crescimento do Custódio. Estou muito confiante que ele possa ir para o segundo turno." Sobre o "engrossamento" dos discursos, Andrada aponta para a internet e para a militância dos candidatos como os meios mais utilizados. "Foi uma campanha disputada. Ela começou muito morna e, na reta final, como é o natural, houve uma intensificação. Uma campanha de alto nível."

Para Marcus Pestana, o papel da internet, mais especificamente das redes sociais, foi de grande valia nas campanhas políticas, no entanto, ainda precisa de mais maturidade. "O papel das redes sociais vem crescendo, mas não podemos nos iludir que ela tem o peso que teve, por exemplo, a campanha do Obama quatro anos atrás. Ainda é uma coisa incipiente, mas estou muito impressionado. A internet possibilita uma linguagem de combate. É um território livre, um tanto anárquico", disse.

Nenhum comentário:

Postar um comentário