domingo, 7 de outubro de 2012

PMDB faz 9 prefeituras e lidera na região, seguido pelo PSDB



O PMDB desbancou o PSDB e saiu vitorioso em nove das 50 cidades da Zona da Mata polarizadas por Juiz de Fora. Apesar de terem perdido uma prefeitura, os peemedebistas passaram a liderar o ranking, que na atual administração estava com os tucanos, os quais, por sua vez, vão cair de 13 para sete chefias do Executivo. Embora a queda tenha sido drástica, se somados, os partidos da base governista estadual ficaram com metade das vagas na região: o DEM conseguiu eleger seis prefeitos, o PTB, PR e PP conquistaram três vagas cada um, PSD ficou com duas, e PV com uma. O PT obteve quatro prefeituras, contra sete que possuía. O PSB ganhou em quatro municípios, enquanto PSC e PMN tiveram a preferência do eleitorado em dois, cada. Já PDT, PRP, PSL e PC do B ganharam a eleição, cada um, em uma cidade.    
     
Em Barbacena, voltou a se repetir o confronto entre duas tradicionais famílias da política mineira: os Bias Fortes e os Andrada. Se na última eleição, os Bias Fortes saíram vitoriosos, desta vez, a atual prefeita Danuza Bias Fortes (PMDB) perdeu para Toninho Andrada (PSDB). A peemedebista ficou com 39,71% dos votos, contra 48,97% do tucano. No município de Cataguases, o PC do B fez seu único candidato na Zona da Mata: Cesinha venceu com 52,23% dos votos e derrotou o tucano Willian Lobo. Já na vizinha Leopoldina, a Prefeitura fica com Zé Roberto (PSC).

Em Bicas, Doutor Magela (PTB) obteve 40,89% da preferência do eleitorado, derrotando o candidato da situação, Pedro Sales (PMDB). O candidato comemorou e garantiu trabalhar para atender as expectativas. "Vamos resgatar a dignidade de Bicas e alavancar a geração de empregos, porque a cidade ficou oito anos estagnada. Temos muitos projetos para os jovens e a terceira idade. Quero agradecer o carinho da população. Tivemos uma campanha tumultuada, mas o povo mostrou que o potencial econômico não é o mais importante, prevalecendo a amizade e sinceridade."No município de Lima Duarte, a chefia do Executivo fica com Arzenclever (PSB), que ganhou apertado com 4.819 votos contra 4.524 obtidos pela petista Elenice (PT). Em Chácara, Bilim (PR) conquistou a reeleição. Bebeto da Leiteria (PP), que sofreu acidente na BR-040 na última quinta-feira, ficou com a vaga em Santos Dumont com 45,80% do eleitorado.  

Em São João Nepomuceno, a vitória ficou com Célio Ferraz (PTB), que obteve 46,46% dos votos válidos.

Continuidade

Em Ubá, Vadinho Baião (PT) levou a melhor e permanece no cargo. "Estamos comemorando a reeleição, pois enxergamos na vitória a oportunidade de continuidade dos trabalhos. A vitória foi fruto dos últimos dias de campanha, pois muitos eleitores deixaram a decisão para última hora. Na pesquisa, estávamos com 45% dos votos válidos e agora tivemos 52%. Isso mostra o amadurecimento do eleitorado ubaense e o entendimento de que é necessário dar continuidade aos trabalhos. Nos quatro primeiros anos, reconstruímos a cidade, agora no segundo mandato, vamos investir em novas propostas, com criação de novas escolas e creches, obras de infraestrutura para melhoria do trânsito, enfim, transformar Ubá em uma das cidades mais modernas da Zona da Mata."Outra reeleição aconteceu em Rio Pomba, onde o peemedebista Doutor Fernando foi reconduzido ao cargo.

Dobra número de mulheres


O número de prefeitas dobrou na região em comparação ao pleito de 2008. Naquela ocasião, três mulheres assumiram prefeituras. Agora são seis. Uma que foi reeleita na Zona da Mata é a prefeita de Piraúba, Doutora Cida (PT). Outra que vai assumir a Prefeitura é Virgínia Ferraz (PRP), vencedora em Rio Novo. O mesmo aconteceu em Itamarati, onde Tarcila (PSDB) ganhou o pleito. Argirita também terá o comando feminino com Marilia (PDT), assim como Guidoval será liderada pela tucana Soraia, derrotada na eleição passada. Outra mulher que vai chefiar o Executivo na região é Maria Elena Zaiden Lanini (DEM). Ela havia disputado em 2008 e não obteve êxito. Agora será a nova prefeita de Goianá.

Insistência

Além das mulheres, alguns homens que haviam disputado o último pleito voltaram a insistir nas candidaturas e, desta vez, saíram vitoriosos.  Isso se deu em Guarani, onde Paulinho Neves (PV), derrotado em 2008, chega à Prefeitura. Também depois de perder, o candidato Joaquim de Assis Nascimento (PSB) ganhou a disputa em Matias Barbosa com 57,41% dos votos. Com o resultado, antes das 18h, o candidato saiu para comemorar em carreata pela cidade.


Clima tenso só antes do pleito


A Polícia Militar não registrou problemas durante o período de votações no município de Chácara, onde o clima ficou tenso nas vésperas das eleições. No sábado, policiais federais e militares de Juiz de Fora precisaram se deslocar até a cidade, após os ânimos se acirrarem entre militantes de dois concorrentes a prefeito. "Houve a impugnação de um candidato, a população parece não ter gostado muito, e tivemos que tomar providências para garantir a segurança pública no local", explicou o chefe da Polícia Federal em Juiz de Fora, Cláudio Dornelas. Além de equipes da PF, foram empenhados militares da Rotam e do Tático Móvel da PM.
Conforme a Justiça Eleitoral, mais 15 policiais militares foram acionados neste domingo, além da equipe já prevista para garantir a segurança na sucessão municipal. O próprio juiz eleitoral se deslocaria para a cidade vizinha com o objetivo de acompanhar de perto o andamento da votação.

Reforço
Segundo o assessor de Emprego Operacional da 4ª Região da PM, major Alexandre Nuble, 25 militares foram deslocados para apoiar a votação em Ervália, dez em Miraí e 15 em Chácara. Também foram encaminhados policiais para Catas Altas da Noruega, Leopoldina, Barbacena, São João del Rei e Muriaé, cidades onde a disputa eleitoral é historicamente mais acirrada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário