domingo, 14 de outubro de 2012

Bruno venceu em oito regiões e, Margarida liderou em uma


Por: Ricardo Miranda

O candidato Bruno Siqueira (PMDB) venceu a disputa do primeiro turno, no último domingo, em sete das oito regiões de Juiz de Fora. Seu desempenho nas urnas foi inferior ao da candidata Margarida Salomão (PT), também no páreo do segundo turno, apenas na Zona Rural. O prefeito Custódio Mattos (PSDB), terceiro colocado na primeira fase das eleições, foi superado pelo peemedebista e pela petista em todo município. Em relação aos bairros onde estão localizadas as seções eleitorais, Bruno venceu em 73 deles, contra 27 de Margarida e dois de Custódio. O tucano foi melhor apenas nos bairros Vila Esperança II e Granjas Betânia.

A maior diferença em favor do candidato do PMDB em relação à concorrente do PT se deu nos bairros São Mateus, Centro, Bom Pastor e Progresso, onde ele alcançou saldo de 2.263 votos. Por outro lado, a petista obteve seu melhor desempenho frente ao peemedebista nos bairros Costa Carvalho, Santa Luzia, Monte Castelo e Industrial, com vantagem de 873 votos no total.

Em relação às regiões do município, Bruno venceu nas zonas Norte Nordeste, Centro, Leste, Oeste, Sudeste e Sul. Em termos absolutos, sua maior vantagem ocorreu na área central, com 697 votos de vantagem em relação a Margarida e 15.207 votos em relação a Custódio. A petista, por sua vez, ficou 234 votos à frente do peemedebista na Zona Rural. Embora tenha perdido em todas as regiões, o tucano teve seu menor percentual de diferença para os primeiros colocados na Zona Norte. Já nas zonas Leste, Sudeste e Centro, sua votação foi praticamente a metade daquela obtida por Bruno. Em termos percentuais, o peemedebista obteve sua maior vantagem em relação a Margarida na região Oeste, com 17,8%. A menor diferença entre os dois foi registrada nas seções da Zona Sul: 4,4%.

Nos bairros, Bruno abriu 44% de vantagem sobre a petista em Torreões. Margarida, por sua vez, devolveu a mesma dianteira em Rosário de Minas. Em se tratando de redutos eleitorais, Margarida conseguiu manter a escrita e venceu no Bairro Santa Luzia, berço do PT em Juiz de Fora. Sua vantagem sobre Bruno foi de 227 votos. A petista, no entanto, não conseguiu vencer no Bairro Santa Helena, onde tem residência. Lá e também no Bairro Bom Pastor, onde Custódio morou por longo tempo, quem teve melhor sorte foi o peemedebista. Ele também conseguiu vitória no Bairro Cascatinha, onde mora atualmente.

Por conta da boa votação obtida por Custódio no primeiro turno no Centro, São Mateus, Benfica e Santa Luzia, a disputa entre Bruno e Margarida promete ser acirrada nesses lugares. Os votos tucanos nesses quatros bairros são suficientes pelo menos para reverter a diferença de 8.780 votos registrada entre o primeiro e o segundo colocado no último domingo. Nada comparado, é claro, aos 67.011 votos de eleitores que não foram às urnas no primeiro turno e estão espalhados por todo o município.


Nenhum comentário:

Postar um comentário