terça-feira, 5 de junho de 2012

JF Empregos - Prefeitura lança canal virtual para aproximar comunidade às oportunidades de trabalho na cidade


A Prefeitura de Juiz de Fora, através da Secretaria de Planejamento e Desenvolvimento Econômico (SPDE) e da Secretaria de Assistência Social (SAS), lançou, na manhã desta terça-feira, 5, em evento no Victory Business Hotel, o JF Empregos – canal virtual que tem por objetivo aproximar a oferta de mão de obra local às oportunidades de trabalho no município de Juiz de Fora. Destinado a viabilizar o gerenciamento de banco de talentos local, de livre acesso para toda a comunidade, o JF Empregos já pode ser acessado pelo endereço eletrônico www.jfempregos.com.br. Ao ser lançado, o canal já conta com 1.427 currículos e 18 empresas cadastradas.

Durante a apresentação, o prefeito Custódio Mattos falou do esforço da administração para reverter a situação de estagnação econômica em que Juiz de Fora se encontrava no início de sua administração. “O primeiro passo foi a criação, junto ao Governo do Estado, de mecanismos de atração de investimentos. A partir de 2011, os resultados começaram a aparecer”, disse. Exemplificando o bom momento da economia local, Custódio lembrou que só em 2012 foram inauguradas grandes empresas como a Mercedes e a Codeme e ainda serão inauguradas, até o final do ano, a Brafer e CBU. A vinda de três empresas do setor de call center - Almaviva, Cercred e BrasilCenter, de acordo com o prefeito, permitiu à cidade captar a mão de obra jovem, pessoas que tinham dificuldade de conseguir o primeiro emprego. “A Codeme, empresa mineira que estava indo para o Espírito Santo, veio para Juiz de Fora graças aos incentivos criados. No curso de 2011 e 2012 estaremos recebendo cerca de R$ 1,5 bilhão de investimentos e gerando 10 mil novos empregos na cidade.”

Segundo Custódio, durante o processo de recuperação econômica, foi identificada a necessidade de um esforço da Prefeitura para unir quem oferece vagas aos profissionais que buscam oportunidades, “inclusive, para fortalecer os nossos programas sociais”. Neste contexto, o JF Empregos vem para somar. “Temos clientes que querem se inserir no mercado de trabalho e clientela querendo ofertar vagas, mas as duas pontas não se encontram. O JF Empregos fará esta ponte que vai permitir conhecer o que o mercado precisa e o que as pessoas dispõem, conhecer este fluxo e começar a investir.”

Durante a apresentação do canal virtual, o secretário de Planejamento e Desenvolvimento Econômico, André Zuchi, entregou ao prefeito dois estudos do mercado de trabalho de Juiz de Fora: o primeiro, uma análise da série histórica disponibilizada pelo Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) e RAIS, compreendida entre os anos de 2001 e 2011. A segunda, uma pesquisa quantitativa e qualitativa dos principais segmentos econômicos de Juiz de Fora. “Com base nos estudos, fizemos o projeto. Através dele, teremos possibilidade de entender o mercado. O grande desafio agora é gerar oportunidades. Atraímos empresas e agora colocaremos pessoas para trabalhar nelas”, disse Zuchi.

Com a variedade de sistemas de captação de mão de obra disponíveis, o secretário explicou que o diferencial do JF Empregos é a confiabilidade. “As empresas têm seus próprios meios de contratação. O JF é mais que depósito de currículos, é pré-seleção de candidatos.” A meta, segundo Zuchi, é o cadastro de 10 mil currículos e de mil empresas até o final do ano no sistema.

A secretária de Assistência Social, Tammy Claret Monteiro, comemorou a parceria de sucesso entre SAS e a SPDE, que nasceu da necessidade de conhecer a nova realidade econômica da cidade e adequar o trabalho de capacitação oferecido pela secretaria. A SAS já trabalhava com o esquema de encaminhamento de currículos de jovens assistidos através do chamado Balcão de Oportunidades. A partir de quinta-feira, disse Tammy, todos os currículos cadastrados serão migrados para o JF Empregos. “Agora poderemos rever o leque de cursos oferecidos para atender melhor ao mercado”, frisou.

A SAS atenderá às pessoas que não têm acesso à internet na sede da Secretaria, na Rua Halfeld 450, 5º e 7º andares, Centro, e na Assessoria Especial à Pessoa com Deficiência, na Rua São Sebastião 950, Centro. O processo de inclusão de dados será acompanhado pela Secretaria.

*Informações com a Assessoria de Comunicação da SPDE, pelo telefone 3690-8341.
SECRETARIA DE PLANEJAMENTO

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