As tarifas da Cemig subirão, em média, 3,85% no próximo domingo. O reajuste foi aprovado ontem pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) e será aplicado em 7 milhões de unidades consumidoras localizadas em 805 municípios de Minas Gerais. Para os consumidores atendidos em baixa tensão, como as residências, o aumento é de 3,88%, enquanto para os clientes de alta tensão, como as indústrias, é de 3,79%.
O consumidor só irá perceber plenamente essas variações na fatura de maio. Dependendo da data de fechamento da conta de energia, alguns consumidores pagam, já em abril, parte referente ao novo valor. Após o reajuste, as tarifas da Cemig encontram-se na 16ª posição no ranking da Aneel, dentre 63 distribuidoras do País.
Segundo a Cemig, os fatores que mais impactaram no reajuste deste ano foram a redução de 51,5% na Conta de Consumo de Combustíveis (CCC), subsídio para geração térmica em sistemas isolados localizados na região Norte do País, o aumento de 25% no Programa de Incentivo às Fontes Alternativas de Energia Elétrica (Proinfa), o aumento de 11,7% em encargos de transmissão e a elevação de 8,3%, no valor da energia comprada.
Nenhum comentário:
Postar um comentário