quinta-feira, 5 de abril de 2012

Lazer, cultura e arte - Parque Mariano Procópio estará aberto todos os dias da Semana Santa



Um dos mais belos pontos turísticos da região, o parque do Museu Mariano Procópio estará aberto todos os dias do feriado da Semana Santa, das 8h às 18h, e para os integrantes do Clube da Caminhada, a partir das 6h. “O Parque do Museu Mariano Procópio é um jardim histórico do século XIX, um espaço próprio para o lazer das famílias”, afirma o diretor-superintendente da Fundação Museu Mariano Procópio (Mapro), Douglas Fasolato, enfatizando que, enquanto em Buenos Aires paga-se 16 pesos para uma visita ao Jardim Japonês, em Juiz de Fora, o espaço, ao estilo inglês, é oferecido gratuitamente. 

Desde 2009, a direção do Museu adotou a política de abrir em todos os feriados, inclusive nas segundas-feiras, dia reservado à manutenção. A exceção, hoje, fica por conta apenas do Natal e Ano Novo, o que ampliou o número de horas de funcionamento. Segundo Douglas Fasolato, a direção estuda a proposta de, futuramente, viabilizar a abertura ao público durante todos os dias da semana. “Também estudamos a possibilidade de manter o parque aberto até as 20h no próximo verão”, revela.

Além da bela paisagem do espaço, propício à prática de atividades físicas, ao lazer e à cultura, o Parque Mariano Procópio oferece lanchonete, sanitários públicos, parquinhos infantis, gruta ornamental e monumentos ao ar livre.

Exposição Homenageia 150 anos do nascimento de Hipólito Caron

Quem passar pelo parque Mariano Procópio durante o feriado também poderá conferir a exposição “Hipólito Caron” (foto), uma homenagem aos 150 anos de nascimento do artista. A mostra, que reúne a reprodução de nove obras que integram o acervo do Museu, está aberta à visitação gratuita, de terça-feira a domingo, até o dia 11 de maio.

Entre os mais importantes artistas brasileiros do final do Império, Hipólito Boaventura Caron nasceu em Resende, Rio de Janeiro, em 27 de março de 1862. Residiu durante anos em Juiz de Fora e participou ativamente da vida social da cidade, o que o influenciou a ingressar na Academia Imperial das Belas Artes do Rio de Janeiro, em 1880, onde foi diversas vezes premiado.



Sempre em contato com Juiz de Fora, Caron foi o primeiro pintor da cidade a obter formação profissional sólida. Reconhecido nacionalmente como paisagista, trabalhou também com retrato e decoração da elite local, além de trabalho jornalístico. Os traços do seu paisagismo influenciaram fortemente a pintura na cidade, inaugurando uma tradição que se desenvolveu até a segunda metade do século XX. Hipólito Caron faleceu em 15 de maio de 1892, aos 29 anos.

A entrada do Parque fica na Rua Mariano Procópio 1100, bairro de mesmo nome.

*Informações com a Assessoria de Comunicação da Mapro, pelo telefone 3690-8341.


MUSEU MARIANO PROCÓPIO



http://www.pjf.mg.gov.br/noticias/view.php?modo=link2&idnoticia2=33929

Nenhum comentário:

Postar um comentário