Em comemoração ao Dia Mundial do Rim, celebrado nesta quinta-feira (8), foi montado um stand na Praça da Estação para realização de exames gratuitos para a população. A campanha "Rins em defesa da vida" pretende alertar para o combate e a prevenção da doença renal crônica, uma moléstia silenciosa que atinge cerca de 20 milhões de brasileiros.
"Muitas vezes as pessoas descobrem a doença tarde, já sendo necessário a realização de diálise e transplante. Queremos alertar as pessoas para exames básicos, como dosagem de creatinina no sangue e exame de urina, que podem detectar a doença no seu primeiro estágio", esclareceu o responsável pelo setor de Nefrologia da UFJF e diretor-executivo da Fundação Instituto Mineiro de Estudos e Pesquisas em Nefrologia (Imepen), Marcus Gomes Bastos.
Os testes devem ser feitos ao menos uma vez por ano. O grupo de risco da doença renal é formado por pacientes com hipertensão arterial, diabetes mellitus, sobrepeso, fumantes, com idade acima de 50 anos e histórico familiar ou pessoal de algum tipo da doença.
A realização dos testes gratuitos de urina, glicemia, aferição da pressão arterial, cálculo de índice de massa corpórea (IMC), além de orientações sobre direitos sociais, saúde bucal, medicação correta, estresse, alimentação ideal e atividade física segue até as 16h.
Nenhum comentário:
Postar um comentário