quarta-feira, 28 de março de 2012

ARMAS EM FUNERAL COMUNICADO DE FALECIMENTO


A Diretoria do Conselho Nacional de Oficiais R/2 do Brasil, consternada, comunica o falecimento do PROFESSOR, CONFERENCISTA, ORADOR, HISTORIADOR, DESPORTISTA, ESCRITOR E OFICIAL DA RESERVA (R/1) DO EXÉRCITO JOSÉ GURGEL GUARÁ, aos 90 (noventa) anos, ocorrido hoje, 27 de março de 2012, na cidade de Natal, Estado do Rio Grande do Norte. O ilustre brasileiro ora desaparecido era pai do nosso companheiro 2º Tenente R/2 de Infantaria Domingos Sávio Batista Guará, ex-presidente da Associação dos Oficiais R/2, Ex-Alunos e Amigos do NPOR de Natal em cuja gestão foi realizado, em 2006, o memorável VIII Encontro Nacional de Oficiais da Reserva do Exército – VIII ENOREx.

O Professor José Gurgel Guará nasceu no Rio de Janeiro em 28 de outubro de 1921. Ainda menino, com o falecimento de seu pai, Jeremias Guará, mudou-se para o Rio Grande do Norte com sua mãe Alzira Gurgel Guará e dois irmãos, indo residir na Fazenda Juazeiro, de propriedade do seu avô materno, no Município de Santana de Matos. Em 1930, foi residir com um tio em Natal. Fez o curso primário no Colégio Santo Antonio e o ginasial no Atheneu Norte-Rio-Grandense. Foi campeão de Natação do Rio Grande do Norte pelo Sport Club de Natal em 1938. Nadou pelo Flamengo do Rio de Janeiro de 1940 a 1942, quando ingressou na Escola Preparatória de Cadetes do Exército, em Fortaleza. No ano seguinte, já cadete na Escola Militar do Realengo, foi desligado por motivo de saúde. Casou-se em 1949 com sua prima Martha. 

Em 1950 bacharelou-se em Direito pela Faculdade do Recife e, em 1963, em Línguas Neolatinas pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Natal. Durante muitos anos advogou e exerceu o magistério em todos os níveis.  De 1958 a 1966 foi vereador na Câmara Municipal de Natal, onde se destacou por sua probidade e eficiência. Em 1962 ingressou no Leonismo, sendo fundador do Lions Clube de Natal – Leste. Por longos anos prestou relevantes serviços ao Lions, tendo sido em 2000/2001 presidente da Associação dos Ex-Governadores dos Distritos Múltiplos do Brasil. Cursou a Escola Superior de Guerra em 1976. Em 1964 recebeu o título de Cidadão Natalense. Recebeu, também, inúmeras condecorações, destacando-se a Medalha do Mérito Militar e a Medalha do Pacificador. 

Foi Delegado da ADESG de 1979 a 1987 e Presidente da Liga de Defesa Nacional. Publicou quase uma dezena de livros. Em 2001 perdeu a sua amada esposa Martha. Durante o VIII ENOREx, sensibilizado pela história do Major R/2 Apollo Miguel Rezk, o maior herói da Força Expedicionária Brasileira, intercedeu para que o Instituto Histórico e Geográfico do Rio Grande do Norte promovesse, em memorável sessão, o lançamento do livro O Resgate do Tenente Apollo, de autoria dos Tenentes R/2 Sérgio Pinto Monteiro e Orlando Frizanco. Deixou sete filhos, quinze netos e vários bisnetos. Era um cidadão brasileiro da melhor estirpe, orgulho para sua família, seus amigos e sua pátria.
À Família enlutada os nossos sentidos pêsames pela perda irreparável.

             BRAVO TENENTE GUARÁ! DESCANSE EM PAZ! MISSÃO CUMPRIDA!

Rio de Janeiro, 27 de março de 2012
Sérgio Pinto Monteiro – 2º Ten R/2 Art
           Presidente do CNOR

Nenhum comentário:

Postar um comentário