quarta-feira, 28 de março de 2012

21º GAC recebe comandante de tropa heróica das Malvinas


No dia 20 de março o 21º Grupo de Artilharia de Campanha recebeu a visita do Ten Cel Eng Guillermo Mander, oficial argentino que recentemente comandou a Companhia de Engenharia Mecanizada Nr 10, unidade tradicional do Exército Argentino, que teve atuação heróica na Guerra das Malvinas. Atualmente o Ten Cel Mander é instrutor do Centro Conjunto de Operações de Paz do Brasil (CCOPAB). Na visita o Ten Cel Mander estava acompanhado do Cap Cav Souza Pontes, do Exército Brasileiro, também instrutor do CCOPAB.

TC Lima, TC Mander e Cap Souza Pontes no
monumento aos heróis do 21 GAC

A Companhia de Engenharia Mecanizada Nr 10 está atualmente sediada na cidade de Santa Rosa (La Pampa) e na Guerra das Malvinas participou da montagem do dispositivo defensivo nos combates ocorridos no Monte Londone no Monte Wireless Ridge, lançando aproximadamente 12.000 minas. Participou também naquele conflito realizando trabalhos de engenharia emPorto Argentino e combateu heroicamente como tropa de Infantaria.


Visita ao Forte São Luis
 A visita do Ten Cel Mander começou pela recepção do visitante na guarda do quartel, seguida do hasteamento da Bandeira Nacional Argentina ao som do Hino “Mi Bandera” e, em seguida, o oficial conheceu as instalações da unidade, especialmente as ruinas históricas do Forte São Luiz e as baterias do Forte do Pico. O oficial argentino também visitou o Monumento aos Heróis do 21º GAC que combateram na 2ª Guerra Mundial, que foi inaugurado em 16 de setembro de 2011 durante o comando do Cel Art Amadeu Martins Marto.


Ruínas do Forte São Luis – ao fundo,
São Francisco e Charitas (Niterói)
 A visita terminou com um almoço de confraternização no Hotel de Trânsito do Forte do Imbui, com a participação de mais um convidado especial:  o 1º Tenente Dalvaro José de Oliveira, que foi náufrago dos navios Itagiba e Arará em 1942 e que, voluntariamente seguiu para os combates na Itália em 1944, como integrante da Bateria de Comando da Artilharia Divisionária.

Visita aos canhões do
Forte do Pico
 
TC Wander, Ten Dalvaro (náufrago) e
TC Lima (Cmt)

Nenhum comentário:

Postar um comentário