A Festa das Nações faz parte da história de Juiz de Fora. O evento sempre foi sinônimo de espaço para as famílias se divertirem e para a população conhecer um pouco mais das nações que fizeram a nossa cidade chegar ao que somos.
“Em uma reunião de nossa diretoria nos questionávamos o que poderíamos fazer pela nossa cidade e surgiu a ideia de retomar a Festa das Nações”, conta o presidente da Associação Comercial e Empresarial de Juiz de Fora, Aloísio Vasconcelos. A partir daí a primeira medida tomada pela entidade foi procurar a Abrasel ZM, para que, em uma parceria inédita, as tendas do evento fossem coordenadas pela instituição. “O convite veio ao encontro dos nossos anseios, pois já tínhamos também tido a ideia de voltar com o evento. É importante destacar que a Festa não é nossa, nem da Associação Comercial, mas sim da cidade”, destaca a presidente Carla Simone da Silva.
O terceiro passo para voltar a realizar a Festa das Nações foi procurar a Prefeitura de Juiz de Fora. “Fomos recebidos de braços abertos e pude ver os olhos do prefeito Bruno Siqueira brilharem quando apresentamos nossa proposta”, lembra Aloísio. A Prefeitura, entendendo que o evento faz parte da cultura da cidade, trazendo uma tradição de volta com uma nova roupagem, entrou de cabeça no projeto e assumiu o posto de parceira. "É importante resgatarmos ações e projetos que valorizam as raízes, a tradição e a cultura da nossa cidade. É mais uma oportunidade de ampliarmos a autoestima da população de Juiz de Fora, apontada recentemente como a 22ª melhor cidade do país", defende Bruno.
As secretarias de governo e de comunicação da PJF foram responsáveis pela articulação com todos os órgãos do executivo municipal, além de colaborar na busca por parceiros para o evento. Todas as secretarias da PJF então se mobilizaram para que a Festa fosse retomada com sucesso. Entre elas a de Transporte e Transito assumiu o controle das ruas do bairro; a Guarda Municipal a segurança do patrimônio público; e a de Atividades Urbanas pela fiscalização no entorno do evento. A Empav, através do Pró-Energia, cuidou da iluminação elétrica, e a Funalfa colaborou na logística e na programação cultural.
O empresariado local também comprou a ideia e se mobilizou. Entre as empresas que participam do projeto, a Ampla Serviços Médicos forneceu os brigadistas e o Bahamas disponibilizou suas ferramentas de comunicação para a Festa. O Grupo Solar, a TV Integração e o Grupo Sircom colaboraram na divulgação do evento para a comunidade. Além deles, a cervejaria local Antuérpia será responsável pelo chopp oficial do evento.
RESTAURANTES DIVIDEM BARRACAS COM ENTIDADES BENEFICENTES
Na Festa das Nações 2015 serão nove estruturas dos maiores e melhores restaurantes de Juiz de Fora, em mais de 1.400 m² de área coberta. A imprensa também terá uma área exclusiva para cobertura e relacionamento.
Cada uma das dez nações será apresentada por um restaurante. A Alemanha estará sob a responsabilidade do Das Haus Comedoria. A Argentina será representada pela Churrasqueira. O Serra do Ibitipoca Hotel de Lazer e o restaurante Bistrô a Três serão responsáveis pela Espanha, e o Garagem Gastrobar pelo Brasil. O São Bartolomeu representará os Estados Unidos. A culinária francesa estará a cargo do Savoir-Faire Bistrô, bem como o Assunta à frente da italiana. A Adega Dom Manuel será representante de Portugal, e a Estância Dom Viçoso e o Espeto & Cia estarão na barraca das nações síria e libanesa.
As barracas serão todas caracterizadas de acordo com capa país. O evento também irá contar diariamente com área de recreação infantil com a Aventura Ilimitada. Um percentual da renda arrecadada no evento será destinado a mais de dez entidades e associações beneficentes. A programação cultural do evento está sendo fechada e irá contar com diversas apresentações e surpresas para o público presente.
A Festa das Nações acontece de 1º a 4 de outubro. Na quinta e sexta-feira (1º e 2), das 18h à 01h. No sábado (3), das 11h à 01h, e no domingo (4), das 11h às 19h. A abertura oficial será realizada na quinta-feira, 20h.
http://acejf.com.br/noticias/festa-das-nacoes-resgata-memoria-e-tradicao-juiz-forana-atraves-da-gastronomia-e-cultura
Nenhum comentário:
Postar um comentário