terça-feira, 11 de agosto de 2015
Resultado Final do Concurso da “Oração do Soldado do Exército Brasileiro
Brasília (DF) – No dia 11 de agosto, o Comandante do Exército, General de Exército Eduardo Dias da Costa Villas Bôas, deu por encerrado o concurso que selecionou a “Oração do Soldado do Exército Brasileiro”. A seleção contou com mais de 400 obras inscritas de todo o Brasil e envolveu todos os Comandos Militares de Área (Cmdo Mil A).
O certame teve início em março deste ano e dele participaram militares da ativa e da reserva. O julgamento das obras inscritas ocorreu em duas fases: a primeira no âmbito do órgão de direção geral, dos órgãos de direção setorial, dos Cmdo Mil A e dos órgãos de assistência direta e imediata; e a segunda em âmbito nacional, da qual participaram as três composições de cada órgão e/ou comando classificadas na primeira fase.
De acordo com o regulamento do concurso, as obras, originais e inéditas, foram julgadas considerando os seguintes quesitos: realizar o ato de louvor, ação de graças ou súplica, dirigida a Deus; possuir caráter ecumênico; fortalecer o espírito de corpo; destacar o cumprimento do dever; enaltecer a dedicação ao serviço da Pátria; exortar o Patrono do Exército Brasileiro; e exaltar os Símbolos Nacionais, em destaque, a Bandeira Nacional.
Sob a coordenação da Secretaria-Geral do Exército, a comissão julgadora da segunda fase foi composta por 16 militares de diferentes armas, quadros e serviço, incluindo capelães militares, que formaram uma equipe multidisciplinar responsável pelo julgamento das 44 (quarenta e quatro) obras finalistas. Cabe ressaltar que, durante todo o trabalho da comissão, a autoria das obras foi mantida em sigilo, conforme previsto em portaria e edital. Após a definição da vencedora, a identificação da obra e de seu respectivo autor ocorreu em sessão deliberativa da comissão, da qual participou o Secretário-Geral do Exército, General de Brigada Luiz Carlos Pereira Gomes.
A composição vencedora é de autoria do Coronel Fortunato Menezes da Silva, oficial da Arma de Comunicações formado pela Academia Militar das Agulhas Negras em 1982. Atualmente, o oficial serve no Departamento de Ciência e Tecnologia, onde desempenha a função de assistente-secretário do Vice-Chefe.
O Comandante do Exército, em solenidade restrita em seu Gabinete, cumprimentou pessoalmente o Cel Fortunato pelo feito e por sua conquista. Além disso, estende seu cumprimento a todos os que participaram da seleção, em especial aos que passaram para a segunda fase e, por isso, receberão um diploma de participação em reconhecimento ao esforço intelectual e ao entusiasmo profissional demonstrado.
Por sua importância, a “Oração do Soldado do Exército Brasileiro” será apresentada ao público durante a solenidade do Dia do Soldado, na Guarnição de Brasília e, a partir de então, será adotada por força de Portaria do Comandante, a ser publicada em Boletim Especial do Exército.
http://www.eb.mil.br/
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário