segunda-feira, 27 de julho de 2015

O temporal que atingiu Juiz de Fora no último domingo

O temporal que atingiu Juiz de Fora no último domingo (26) causou estragos em vários pontos da cidade, como destelhamento de imóveis, queda de árvores e de energia. Em algumas localidades, chegou a chover grande quantidade de granizo, encobrindo ruas de bairros da Zona Norte, como o Industrial, Milho Branco e Fontesville, além do Grama, na Zona Nordeste. Moradores ficaram assustados com o temporal inesperado. A Defesa Civil chegou a fazer dez chamados e, em resposta a Tribuna, afirmou que está fazendo um levantamento das ocorrências registradas no município, assim como o Corpo de Bombeiros e a Cemig.
De acordo com dados do 5º Distrito de Meteorologia de Belo Horizonte, choveu 15 mm entre 15h e 16h de ontem. “É uma quantidade muito significativa, sobretudo para o inverno, período em que normalmente não chove”, observa o meteorologista Cleber Souza. Segundo o especialista, já havia previsão de precipitação, mas a passagem de uma frente fria somada altas temperaturas registradas da manhã ao início da tarde tornou o temporal mais intenso. “O aquecimento favorece a chuva e, neste caso, criou uma corrente de ar que a fez ficar mais intensa e provocou a ocorrência de granizo em algumas localidades”, explica o meteorologista.
Segundo Cleber Souza, a tendência é de que o tempo melhore a partir de hoje, ficando parcialmente nublado durante toda a semana, com chuvas isoladas, caso ocorram. “A frente fria já seguiu em direção ao oceano e não há previsão de passagem de outras no momento. Teremos dias quentes e noites frias, com nevoeiro pelas manhãs ao longo de toda a semana.”
De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), os termômetros não devem passar de 24°C nesta segunda-feira,, que tem mínima prevista de 10°C. Amanhã, as temperaturas devem oscilar entre 17°C e 26°C.

Vários bairros sem luz
Embora a Cemig ainda não tenha divulgado o balanço das ocorrências, alguns leitores da Tribuna informaram que seus bairros estão, até o momento, sem energia. No Bairro Nova Era, na Zona Norte, moradores da Rua Raimundo Corrêa ficaram sem energia das 15h30  às 23h. No Grama, a luz também acabou por volta de 15h30, e no Granjas Bethânia, a queda de energia ocorreu às 16h. Nestas regiões, os moradores continuam sem fornecimento. A Cemig informou, por meio de sua assessoria, que está fazendo o levantamento das regiões afetadas e atendendo às demandas a partir destes dados.
http://www.tribunademinas.com.br/frente-fria-e-altas-temperaturas-provocam-temporal-de-granizo-e-assustam-juizforanos/

Nenhum comentário:

Postar um comentário