quinta-feira, 15 de janeiro de 2015

Terceirizados fazem novo protesto no campus da UFJF

Atualizada às 13h16
Funcionários da Terceiriza, prestadora de serviço da UFJF, voltaram a protestar na manhã desta quarta-feira (14) no Campus da universidade. Eles se reuniram próximo ao Diretório Central dos Estudantes (DCE), fechando o trânsito com cones e outros materiais de plástico por aproximadamente 20 minutos, pouco depois das 10h.
Com gritos de ordem, o grupo se dirigiu para o prédio da reitoria. Houve um princípio de tumulto no portão de entrada do local e bate-boca com os seguranças. Os manifestantes foram recebidos pelo pró-reitor de Planjemento, Orçamento e Gestão, Paulo Nepomuceno, e pelo secretário geral, Basileu Tavares.
Em seguida, representantes dos trabalhadores e da universidade fizeram uma reunião, na qual foram apresentados os recibos de depósito feitos pela UFJF à terceirizada. A partir do encontro, ficou acordado que os funcionários voltarão ao trabalho nesta quinta-feira. Na sexta-feira, às 10h, haverá uma reunião entre universidade e Terceiriza e, às 13h, entre a instituição de ensino e os trabalhadores.
A reivindicação refere-se ao pagamento do salário de dezembro, além de benefícios como tíquete alimentação e vale-transporte. Após o protesto de ontem, em nota, a universidade informou que o repasse do pagamento teria sido feito no último dia 7 à Terceiriza. Já a empresa informou que o atraso se deu junto aos colaboradores que recebem os investimentos no Banco do Brasil, e que o problema seria solucionado até esta quarta-feira.
No entanto, segundo o diretor do Sindicato dos Trabalhadores em Empresas de Asseio, Conservação e Limpeza Urbana (Sinteac), Sérgio Ribeiro, o salário ainda não estaria disponível na conta bancária de nenhum funcionário. Ao todo, seriam 188 trabalhadores afetados.
A Tribuna fez contato com a Terceiriza e foi informada de que o diretor de Recursos Humanos, Onofre Marçal, responsável pelo assunto, só estará na empresa no período da tarde.
Em nota, a UFJF confirmou a apresentação de documentos que comprovam o pagamento dos serviços prestados e a notificação enviada à empresa. De acordo com o texto, as ordens bancárias de R$ 158.364,64 e R$ 193.017,13, registradas sob os números 2015OB800149 e 2015OB800150, foram emitidas pela UFJF, no último dia 7 de janeiro, referentes às notas fiscais 2.536/14 e 2.537/14.
A instituição informou também que ainda foram entregues a representantes dos profissionais cópias da notificação 03/2015, de 13 de janeiro, da Coordenadoria de Contratos da UFJF, destinada à Terceiriza. O documento cita denúncias de irreguralidades no cumprimento de direitos trabalhistas por parte da empresa e intima a contratada a fazer o pagamento a seus funcionários imediatamente e a apresentar justificativa para o atraso no cumprimento da obrigação. A UFJF destaca que, em caso de não atendimento das obrigações contratuais, a empresa estará sujeita a sanções.
As reuniões de sexta também foram confirmadas, em caráter de máxima urgência.
http://www.tribunademinas.com.br/terceirizados-fazem-novo-protesto-no-campus-da-ufjf/

Nenhum comentário:

Postar um comentário