domingo, 27 de abril de 2014

General Juarez de Paula assume comando do CMO

Passagem no Comando aconteceu ontem com a presença do comandante do Exército, general Enzo Martins Peri.

26 de Abril de 2014 - 08:22           
 
 
 
O general de Exército Juarez Aparecido de Paula Cunha assumiu, no final da manhã de ontem, o Comando Militar do Oeste (CMO), em substituição ao também general João Francisco Ferreira, em solenidade que contou com a presença do comandante do Exército, general Enzo Martins Peri e de diversas autoridades civis e militares.

A formatura aconteceu no campo de parada do complexo do CMO e começou com toda a tropa cantando o Hino Nacional Brasileiro, acompanhado pela Banda Musical do CMO e com o discurso de despedida do comandante substituído, general Ferreira, que assumiu o comando há pouco mais de três anos.

Em seu discurso de despedida, marcado pela emoção de quem deixa o cargo com a certeza do dever cumprido e de que realizou as missões que o Exército Brasileiro lhe incumbiu, o general Ferreira afirmou ter vivido muitas alegrias que deixarão gratas recordações adquiriu muitos ensinamentos e grandes amizades no período que comandou o CMO.

Ele agradeceu às pessoas e instituições, aos camaradas, comandados e equipes pelo apoio para a realização do trabalho do CMO; aos governos estaduais de Mato Grosso do Sul e Mato Grosso; aos comandantes das unidades da área do CMO; aos legislativos estadual e municipal; ao Poder Judiciário; aos organismos de segurança e ao arcebispo de Campo Grande, Dom Dimas Barbosa, que contribuiu no fortalecimento dos valores morais e espirituais e lembrou dos ex-combatentes, que lhe deram acolhida calorosa e amiga.

Emocionado, o general Ferreira também agradeceu à sua família, “a base sólida de apoio em todos os momentos de minha vida e sustentáculo das missões recebidas e cumpridas da melhor forma, com fé inabalável no Exército Brasileiro, que tem agido na defesa dos interesses coletivos e orgulho de nosso País e com a convicção de um futuro melhor”.

Ele encerrou seu discurso afirmando que deixa a carreira militar de quase meio século tendo honrado o compromisso assumido em 25 de agosto de 1966, quando foi admitido no Exército Brasileiro.

Elogios
O general Enzo Martins Peri leu a folha de elogios do general João Francisco Ferreira, destacando suas ações desde o ingresso no Exército, citando sua primeira colocação na Academia Militar das Agulhas Negras (Aman) e de ações transformadoras durante sua passagem pelo CMO.

Perin citou, entre as realizações do general Ferreira no Comando Militar do Oeste, o início do projeto para a implantação do Sistema Integrado de Monitoramento de Fronteiras (Sisfron), criações de unidades militares em Mato Grosso e Mato Grosso do Sul e a reestruturação das forças de fronteira, além de ações de bases administrativas e apoio do CMO.

Sucessor
O novo comandante Militar do Oeste, general Juarez de Paula Cunha é oriundo da arma de Artilharia e incorporou às fileiras da Academia Militar das Agulhas Negras (AMAN) em 1975. Serviu por duas vezes em Mato Grosso do Sul, como tenente (1978-1980), no 9° Grupo de Artilharia da Campanha (Nioaque) e como major (1992-1994), no comando do CMO (Campo Grande).

O general Juarez nasceu em Dracena (SP), no dia 8 de junho de 1953. Foi promovido ao posto atual em 31 de março de 2014 e, antes de ser nomeado para assumir o comando do CMO, servia no Departamento de Ciência e Tecnologia do Exército. Após as formalidades da passagem de comando, as tropas do CMO desfilaram para o novo comandante.

Histórico do CMO
Com a criação do Governo das Armas em 1821 no estado de Mato Grosso, surgiu o Comando Militar do Oeste, com outras denominações: Inspeção Permanente da 13ª Região; Circunscrição Militar; 9ª Região Militar e 9ª Divisão de Exército. Somente em 2005 foi determinado Comando Militar do Oeste.

O CMO abriga as regiões de Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e o município de Aragarças, em Goiás. É responsável pela área territorial de cerca de 1.250.000 km², fazendo fronteira com a Bolívia e o Paraguai.

Com organizações militares blindadas, mecanizadas e motorizadas que vão desde a engenharia à aviação, além das tropas pantaneiras, os princípios que regem o CMO são defender a Pátria, garantir os poderes constitucionais, a lei e a ordem, proteger e impedir ameaças às fronteiras e ajudar com ações de Defesa Civil, quando solicitado por autoridades competentes.

http://www.itaporaagora.com.br/noticias/General-Juarez-de-Paula-assume-comando-do-CMO/1713#.U12_UlcxBVA

Nenhum comentário:

Postar um comentário