quarta-feira, 8 de janeiro de 2014

SITE SANGUE VERDE OLIVA - CEL LIMA PARABÉNS, MISSÃO CUMPRIDA!

Estas foram as palavras do General de Brigada Antonio Carlos Machado Faillace, Comandante da AD/1, Artilharia Divisionária Cordeiro de Farias, Chefe que presidiu a passagem de Comando do 21 GAC.


Não preciso repetir aqui os elogios proferidos que todos podem ouvir no filmete neste artigo.

 
Ocorreu numa manhã ensolarada, em Niterói, no Forte Barão do Rio Branco onde hoje está sediado o histórico 21º Grupo de Artilharia de Campanha, a passagem de Comando do Coronel de Artilharia Luciano Batista deLima para o Tenente Coronel Célio Simão da Cruz.
O Ten Cel Simão já conhece a Unidade e muito bem, tendo servido neste aquartelamento tanto no extinto 8º GACosM como no atual 21º GAC do qual foi Subcomandante.
Temos a certeza de que fará um bom Comando, principalmente porque a equipe deixada pelo Cel Lima, MajorPimentel de Subcomandante e todos os demais, são militares de escol da melhor qualidade.
Como bem falou o General Faillace, foram realizações de uma equipe. Uma excelente equipe. Capitaneada e liderada por seu Comandante, mas sempre, trabalho de equipe.
Uma passagem de Comando, praticamente, e em qualquer Força, seja Marinha, Exército ou Aeronáutica, é tudo igual (cada Força com sua característica), pois está muito bem regulamentada em Portarias e faz parte do Vade Mecum que regula os cerimoniais militares.

Claro que cada Comandante sucedido (o que sai) dá seu toque. No 15 RCMec (cuja passagem será na sexta, dia 10, daqui a dois dias) por exemplo, os dois Comandante, sucessor e sucedido, vem cada um na torre de uma Viatura Blindada sobre Rodas Cascavel. Giram a torre para o General que preside e fazem a passagem.
Hoje, aqui no ensolarado, belo e histórico Forte, além do preconizado nas normas militares, tivemos após o desfile em continência ao novo Comandante, uma belíssima demonstração da Banda Brazilian Pipers, elegantemente trajada com seu Uniforme escocês de gala, com barretina no lugar da boina escocesa que normalmente usam em suas apresentações.
E apresentaram números novos como a canção tema do filme “A Ponte do Rio Kwai” (The River Kwai march)  e, aumentando o clima de emoção do ambiente, terminou com a Valsa do Adeus.
 
Emoção foi o que não faltou, tanto do Comandante que se despedia como de seus Comandados, tristes com a partida do líder.
 
Prestigiaram a cerimônia muitos Oficiais Generais de ontem e de hoje.  O mais antigo da reserva era o General de Exército Anibal Pacheco, mas lá estava também o nosso amigo General de Exército Rui Alves Catão, antigo Comandante de Leste & Oeste. 

O mais antigo da ativa era o General de Divisão Antonio Hamilton Mourão, Vice Chefe do Departamento de Educação e Cultura, acompanhado do General de Divisão José Carlos da Costa Abreu, Comandante da 1ª Divisão de Exército, Divisão Mascarenhas de Morais.
Mas os convidados eram muitos e muitos amigos que há muito não encontrava.


Lá estava o Tenente Dálvaro, sobrevivente de dois naufrágios durante a II Guerra, o Tenente IsraelRosenthal, ex-combatente da FEB.


Diversos antigos Comandante, como o Cel Ferreira (8º GACosM) e Roberto (21 GAC) e já os dois antecessores, Coronéis Katibe e Marto.
O Presidente do CNOR , Tenente Sérgio Pinto Monteiro, com sua Diretoria e o Presidente da AORE/RJ, TenRuyberto Silva de Oliveira,  com sua comitiva, também estavam presentes como diversos Grupos Escoteiros.
Dos “sumidos” lá estava o Coronel Bottino que desde que deixou o Comando o I BG, foi fazer a ESG e agora está no CCFEx, ali na Fortaleza de São João.
Outro amigão sumido era o Tenente Coronel de Cavalaria José Guilherme, sempre entocado na 2ª CSM ali no Forte de Gragoatá de boas e velhas lembranças.

Mas o mais sumido de todos realmente foi encontrar o Tenente Coronel Bombeiro Militar Marcelo Gisler, meu antigo professor de uma Pós Graduação em Redes e que hoje Comanda o Quartel dos Bombeiros que fica ali em Niterói na descida da Ponte.
Foi uma bonita cerimônia. Eu preocupado com o forte calor, mas nenhum soldado caiu.


E assim, vou deixar que as fotos contem esta história, desejando muitas felicidades ao amigo que parte para Brasília, para servir no Gabinete do Comandante do Exército e sucesso ao TC Simão que assume não só este Grupo de Artilharia como também esses sítios históricos de tantas e gloriosas páginas de nossa história.  
 

 http://www.sangueverdeoliva.com.br/index.php?option=com_content&view=article&id=450:cel-lima-parabens-missao-cumprida&catid=13:exercito&Itemid=105&lang=en

Um comentário: