terça-feira, 10 de dezembro de 2013

G1: Forte chuva atinge Juiz de Fora e deixa ruas e avenidas alagadas

Temporal no fim da tarde desta terça-feira (10) causa transtornos.
Defesa Civil apura ocorrências na cidade.

Do G1 Zona da Mata

Chuva Juiz de Fora (Foto: Talita Monsores/Arquivo Pessoal)Chuva alaga Avenida Barão do Rio Branco
(Foto: Talita Monsores/Arquivo Pessoal)
Os 50 milímetros de chuva e os ventos de 90km/h, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), que ocorrem em uma hora na tarde desta terça-feira (10), em Juiz de Fora, deixaram diversas ruas da cidade alagadas, provocaram a queda de árvores e causaram interrupção na energia elétrica. Os alagamentos também atingiram o Hospital de Pronto Socorro (HPS). E, de acordo com a Defesa Civil, até as 18h30 nove boletins de ocorrências foram registrados.
 O G1 entrou em contato com a Companhia Energética de Minas Gerais (Cemig) para saber das quedas no fornecimento de energia e, conforme a assessoria em Belo Horizonte, a região mais afetada é o Centro da cidade. Ainda de acordo com a assessoria, as interrupções se deram por conta de uma falha na rede subterrânea de distribuição e as equipes já estão no local, porém, não há previsão para o restabelecimento da energia. A Prefeitura informou que ainda divulgará um boletim com os detalhes dos casos.
Entre os registros da Defesa Civil estão alagamentos na Rua José Kirchmaier e na Avenida Senhor dos Passos, no São Pedro, além da Avenida dos Andradas, esquina com a Rua Benjamin Guimarães, na altura do Mariano Procópio. Neste caso, a via precisou ser interditada pelos agentes da Secretaria de Transporte e Trânsito (Settra). Houve também alagamento também na Rua Pedro Trogo, no Santo Antônio. Entre os registros também ocorreu um destelhamento parcial na Rua Tupynambás, na Vila Ozanan e a queda de um muro na Rua Guaçuí, no São Mateus.

Com relação às quedas de árvores, a Defesa Civil informou que ocorreram nas ruas Ana Moreira, no Ipiranga, e na José Barbosa, no São Mateus. Neste caso, a queda teria impedido a passagem de veículos na via. Ainda conforme o órgão, houve um escorregamento de talude na Rua José Lourenço Kelmer, no Borboleta.
A esquina da Rua Rei Alberto com a Avenida Barão do Rio Branco, a principal da cidade, no Centro, ficou tomada pela água. A reportagem apurou que a passagem de veículos na Avenida Itamar Franco, no Centro, também ficou prejudicada. Na Avenida Itamar Franco, a água já desceu e os carros ainda estão trafegando, contudo, há lama nas calçadas e nas portas de estabelecimentos comerciais. Também há muito lixo nas ruas.
Chuva alaga ruas em Juiz de Fora (Foto: Kelly Scoralick/G1)Esquina da Rua Rei Alberto com a Avenida Barão do Rio Branco (Foto: Kelly Scoralick/G1)
A internauta Fabiana Prado publicou um vídeo em uma rede social, em que a água atinge as lojas da Rua Jarbas de Lery Santos, em um shopping no Centro de Juiz de Fora. Ela estava passando e ficou presa por conta da chuva. Lojistas e funcionários do shopping fazem a limpeza do local. A água também chegou à Rua Benjamin Constant.

Já a internauta Talita Monsores fez dois flagrantes de como ficou a esquina da Rua Espírito Santo com a Avenida Rio Branco, no Centro. A água cobriu toda a pista de veículos e também a calçada. As pessoas se abrigaram no ponto de ônibus ou dentro das lojas próximas.
Esquina da Rua Padre Café, no Bairro São Mateus (Foto: Roberto Reis Campos/Arquivo pessoal)Esquina da Rua Padre Café, no Bairro São Mateus (Foto: Roberto Reis Campos/Arquivo pessoal)


Na Rua Moraes e Castro, no Bairro São Mateus, a água também tomou toda a rua. A arquiteta Cynthia Soares fez flagrantes do estado no local. Em outro ponto da mesma rua, a força da água causou a queda de um muro de uma clínica, que atingiu a área de um condomínio. Há entulhos impedindo a entrada na garagem. Bombeiros estão no local. De acordo com os militares, eles foram acionados porque está entrando água em um apartamento, que fica no nível da rua. Há relatos de moradores que estão com dificuldade de sair do condomínio.
Os motoristas também precisam ficar atentos aos sinais de trânsito que estão intermitentes na Avenida Itamar Franco esquina com Rua Batista de Oliveira. E o semáforo está desligado na Rua Antônio Carlos, no Bairro Granbery.
  •  
 Veículos voltando no Mergulhão na Avenida Barão do Rio Branco, em Juiz de Fora (Foto: Diego Alves/G1)Veículos voltando no Mergulhão na Avenida Barão do Rio Branco, em Juiz de Fora (Foto: Diego Alves/G1)
Também houve alagamentos no Hospital de Pronto Socorro (HPS) e o atendimento pode ter sido suspenso. Sobre o assunto, a assessoria da Secretaria de Saúde informou que houve entrada de água na parte traseira do HPS, perto de onde fica a lavanderia, e o atendimento não foi comprometido. Ainda segundo a assessoria, a Secretaria de Obras será acionada para detectar futuros problemas.
Avenida Itamar Franco também foi uma das alagadas durante a chuva desta tarde (Foto: Kelly Scoralick/G1)Avenida Itamar Franco também foi uma das alagadas durante a chuva desta tarde (Foto: Kelly Scoralick/G1)http://g1.globo.com/mg/zona-da-mata/noticia/2013/12/forte-chuva-atinge-juiz-de-fora-e-deixa-ruas-e-avenidas-alagadas.htm
l

Nenhum comentário:

Postar um comentário