quinta-feira, 17 de outubro de 2013

EXÉRCITO AUXILIA NA INSTALAÇÃO DE PLUVIÔMETRO AUTOMÁTICO EM JUIZ DE FORA

Pluviômetro automático é instalado na Estação de Tratamento de Água em Barreira do Triunfo

Em continuidade à implantação de 26 pluviômetros automáticos na cidade, a Defesa Civil instalou nesta quinta-feira, 17, um equipamento na Estação de Tratamento de Água (ETA), no Bairro Barreira do Triunfo. Os trabalhos estão sendo realizados em parceria com o Centro Nacional de Monitoramento e Alerta de Desastres Naturais (Cemaden), através de militares do Batalhão de Escola de Comunicação do Exército, do Rio de Janeiro.

Desde a terça-feira, 15, quando começaram os serviços, até agora, oito equipamentos foram instalados, e ainda nesta quinta-feira outros três deverão ser implantados. A previsão é de que todos os pluviômetros estejam em operação em 15 dias.

A engenheira da Defesa Civil, Cibele Ribas, afirmou que os aparelhos entram em funcionamento logo após a instalação. “A leitura do volume de chuva é imediata e já pode ser captada no mesmo dia”, disse. Cibele ainda explicou o funcionamento do equipamento: “Ele capta o volume da água e envia os dados para o Cemaden, que os repassa para a Defesa Civil, não sendo necessárias leituras presenciais”, afirmou, acrescentando que a manutenção será realizada duas vezes ao ano pelo Cemaden.

Para o subsecretário de Defesa Civil de Juiz de Fora, Márcio Deotti, as instalações dos pluviômetros automáticos são a continuidade dos trabalhos preventivos realizados pelo órgão. “O objetivo é proporcionar segurança à população da cidade. Os pluviômetros automáticos vão nos auxiliar quanto ao monitoramento das áreas propícias a desastres, em consequência das chuvas”, afirmou.

Além da ETA de Barreira do Triunfo, os pluviômetros automáticos estão sendo instalados na distribuidora de Água Xuá, no Bairro Filgueiras; na empresa Onduline Industrial do Brasil; no Centro de Formação e Liderança Cristã (Ceflã); na empresa ArcelorMittal; e em escolas nos bairros Caiçaras, Chapéu D´Uvas, Dom Bosco, Filgueiras, Grama, Graminha, Humaitá, Monte Castelo, Nossa Senhora de Lourdes, Ponte Preta, Retiro, Santa Efigênia e São Judas Tadeu. Receberão também o equipamento o Aeroporto Francisco Álvares de Assis (Serrinha) e prédios nos bairros Floresta, Igrejinha, São Pedro, Paula Lima, Nova Era, Nossa Senhora das Graças, Barreira do Triunfo e Centro.

Após um mapeamento realizado pela Defesa Civil foi possível identificar os locais com índices de riscos em períodos de chuva. Durante as visitas a campo, em setembro, foram realizados os cadastros dos locais onde serão instalados os pluviômetros automáticos. A iniciativa é uma parceria da Defesa Civil, do Cemaden e do Centro Nacional de Gerenciamento de Riscos e Desastres (Cenad), no âmbito do Plano Nacional de Gestão de Riscos e Resposta a Desastres.

* Informações com a Assessoria de Comunicação da Defesa Civil pelo telefone 3690-8596.


DEFESA CIVIL

Nenhum comentário:

Postar um comentário