Estabelecimentos enchem os estoques e preenchem as prateleiras.
Expectativa de contratações temporárias para este ano é baixa, diz CDL.
Com a proximidade das festas de fim de ano, donos de lojas de enfeites, supermercadistas e shoppings de Juiz de Fora iniciaram os preparativos para o Natal e para o Ano Novo. Produtos sazonais são adquiridos com antecedência e começam a ocupar espaço nas prateleiras, e os estabelecimentos comerciais ganham aparência mais atrativa com decorações variadas. Segundo a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), o Natal é a data mais importante para os lojistas. Mas ainda assim, a expectativa de contratações de temporários para este ano é baixa.
Os supermercadistas já começaram a adquirir os produtos como vinho, castanhas e panetones. O gerente de um supermercado de Juiz de Fora, Marcílio Corrêa, disse que os panetones têm procura garantida. “Os produtos já chegaram e estão sendo expostos”, afirmou. Em outro supermercado, além dos itens já citados, há grande procura por doces, aves natalinas, bebidas e frutas como uvas e abacaxis. Segundo o gerente de mercearia e perecíveis, Sandro Domingos Fernandes, a expectativa é de crescimento nas vendas de, no mínimo, 5% em relação ao ano passado.
Uma outra rede de supermercados aposta em um aumento de 23% nas vendas deste Natal. Os produtos típicos de fim de ano já foram quase todos comprados e alguns já estão à venda. Para a rede, os consumidores começam, de fato, a fazer as compras de fim de ano na última semana de novembro. Mas é a partir da segunda quinzena de dezembro que a procura por produtos alimentícios se intensifica. Frutas cristalizadas, bebidas, congelados e aves especiais compõem a cesta de produtos mais vendidos nessa época.
Decoração
Uma loja de enfeites e peças decorativas do Centro de Juiz de Fora garantiu que, a partir do início de novembro, os produtos para o Natal já estarão nas prateleiras. A proprietária da loja, Amanda Benevides, explicou que as peças mais vendidas são guirlandas, árvores, enfeites e bolas que tenham alguma característica nova.
As cores mais procuradas são as tradicionais vermelho, dourado e verde. “A tendência de cor para a decoração deste ano é a cor branca. A linha dos bonecos de Papai Noel é sempre sucesso. Tem que cantar, dançar, fazer algo diferente”, destacou. Uma novidade da loja para este ano são as lembrancinhas de Natal com um preço mais acessível.
saiba mais
Os shoppings também se preparam para apresentar aos clientes decorações criativas. A partir do início de novembro, um shopping da cidade estará todo enfeitado com um tema que, além de fazer referência às festas de fim de ano, também lembrará os 25 anos do estabelecimento. A previsão de aumento das vendas, segundo a gerente de Marketing, Flávia Leite, segue a média de 20%, o mesmo estimado para o ano de 2012.
O empresário Wagno Cláudio elabora e executa projetos de decoração para alguns shoppings da cidade. Para este ano, ele adiantou ao G1 que haverá utilização de leds na iluminação, tecidos brancos florescentes e figuras de ursos polares, lanternas, trenós e cogumelos, além do tradicional Paoai Noel, símbolo do Natal, e das cores branco, vermelho e verde.
Contratações de fim de ano
Com relação às contratações temporárias, o presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Juiz de Fora, Vandir Domingos, disse que não há grande expectativa. “Hoje o comércio tem trabalhado com um número mais enxuto de funcionários”, explicou.
Ainda segundo a Vandir Domingos, há expectativa de aumento de vendas para essa época, já que o Natal é a data mais importante para os lojistas. Os preparativos se intensificam em novembro e dezembro. “No entanto, o comércio está vindo de uma fase em que as vendas não estão boas”, ressaltou.
Em novembro, a CDL irá iniciar uma campanha de recuperação de crédito. De acordo com a organização, são cerca de 500 mil Cadastros de Pessoas Físicas (CPF) negativados atualmente no município e região. “A ideia é facilitar a vida do consumidor, para que ele possa comprar mais neste fim de ano”, comentou Vandir Domingos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário