segunda-feira, 16 de setembro de 2013

Bom de Bola volta aos campos de Juiz de Fora


A partir desta terça-feira, 17, todas as escolas municipais vão receber as inscrições para o Programa Bom de Bola. Qualquer criança pode participar, desde que esteja matriculada na rede regular de ensino. O programa foi reformulado e lançado na manhã do último sábado, 14, quando o prefeito Bruno Siqueira deu o pontapé inicial do projeto. Participaram do evento mais de 300 crianças, que começam a ser atendidas no núcleo da zona norte, no Esporte Clube Benfica. Outros quatro núcleos entram em funcionamento a partir desta semana: Linhares, Nova Era, Milho Branco e Barreira do Triunfo. A expectativa do Secretário de Esporte e Lazer, Francisco Canalli, é ter 25 núcleos do Bom de Bola em funcionamento e atendendo quase cinco mil crianças e adolescentes, dos 6 aos 16 anos, até o fim do ano.

O prefeito Bruno Siqueira afirmou estar feliz por cumprir mais uma etapa de seu programa de governo. “É uma satisfação incentivar o esporte na cidade. O Bom de Bola é uma ferramenta de inserção social e esportiva. Eu quero que ele seja um exemplo para as crianças. A Prefeitura de Juiz de Fora faz a parte dela, com projetos sociais, a fim de que a juventude tenha algo para fazer além das aulas nas escolas. Essas são ferramentas para transformar a cidade”, discursou. O evento contou com a presença do presidente da Câmara Municipal, Júlio Gasparette, a presidente do E.C. Benfica, Leila Ribeiro, além de vereadores e outras autoridades locais.

O secretário Canalli agradeceu às secretarias de Desenvolvimento Social e de Educação, parceiras na realização do projeto, e destacou que, apesar das dificuldades, encontrou muita gente disposta a trabalhar pelo programa. “Estou muito satisfeito em saber que Juiz de Fora demonstra sua preocupação social com essas crianças e adolescentes através de um programa que visa à inclusão e, ao mesmo tempo, à prática de uma atividade esportiva”. Falando para os garotos dos núcleos que entram em funcionamento a partir de hoje, Canalli acrescentou: “O programa visa à formação de um cidadão de caráter e, quem sabe, um grande atleta. Num futuro bem próximo não haverá crianças e adolescentes ociosos em Juiz de Fora. Esse projeto não tem nenhum outro objetivo a não ser vocês”.

Aprovação da comunidade

A presidente da Associação de Moradores do Bairro Benfica, Aline Junqueira, exalta a volta do projeto: “Estamos retomando uma história que tinha sido interrompida. O núcleo era uma referência no bairro, aproximava os jovens das ferramentas sociais de Benfica. Temos tudo para ver isso voltar a acontecer agora”. Gabriel Ferreira da Silva, 13 anos, morador de Benfica, também está satisfeito com o Bom de Bola. “Eu gosto muito de jogar futebol, mas, de um tempo para cá, a gente não tinha equipamento direito. Agora está melhor, a gente tem bola, cone e rede. Todos os meus amigos estão participando”.

A dona de casa Erlane Lopes apoia o projeto. Mãe de dois garotos inscritos no núcleo da Barreira, Erlane afirma que os filhos estão muito felizes com a volta do Bom de Bola reformulado. “Eles não vão ter tempo para ficar na rua à toa, correndo o risco de se envolverem com drogas. O núcleo era o que estava faltando no bairro”. Os filhos, que já treinavam na Barreira, agora terão a estrutura do projeto de graça. “Eles já treinam desde janeiro, só que a gente tinha que pagar. Muitas crianças queriam participar, mas os pais não tinham dinheiro. Agora que o programa da Prefeitura chegou vai ficar bem melhor”.

O programa

O Bom de Bola é um programa com objetivos sociais, educativos e esportivos, organizado pela secretaria de Esporte e Lazer em parceria com as pastas de Desenvolvimento Social e Educação. As inscrições são feitas nas escolas municipais dos bairros ou nos próprios núcleos. Estruturado para ocupar o contraturno escolar dos participantes, o projeto visa a melhorar o rendimento acadêmico e o convívio social das crianças e adolescentes atendidos através do esporte. Dessa forma, o programa pretende afastar seu público-alvo da violência e das drogas.



* Outras informações com a Assessoria de Comunicação da Secretaria de Esporte e Lazer, pelo telefone 3690-8552.

SECRETARIA DE ESPORTE E LAZER

Nenhum comentário:

Postar um comentário