Mais de 20 municípios da Zona da Mata mineira e do Campo das Vertentes marcaram presença, no último sábado (29) em Juiz de Fora, no Encontro Macrorregional do PCdoB. A militância comunista discutiu a atual conjuntura política, os preparativos para as conferências municipais e estaduais, o Congresso Nacional do Partido e as estratégias para 2014, em cujas eleições o Partido pretende dobrar sua bancada na Assembleia Legislativa de Minas Gerais e na Câmara dos Deputados.
“Para fazer do Brasil um país justo precisamos do povo. Precisamos, sim, debater teoria política, mas necessitamos também de inserção social. A juventude nas ruas quer mudança e mudança se faz com novas representações”, destacou o presidente do diretório municipal do PCdoB em Juiz de Fora, Geraldeli Rufino. Antes dele, em sua fala, o prefeito de Cataguases José César Samor (Cesinha), já havia destacado a importância de “termos mais prefeitos e mais vereadores para fortalecer o nosso partido”.
“Temos que unir forças e eleger mais deputados estaduais e federais para mudar a nossa situação na Zona da Mata”, acrescentou o comunista Fernando Amaral, vereador de Cataguases. André Russo, parlamentar no município de Descoberto, destacou o encontro como a possibilidade de integração entre as cidades, “para que a gente não seja um partido de pessoas isoladas”.
Foi o quarto Encontro Macrorregional realizado neste ano pelo PCdoB em Minas Gerais (que já tinha passado por Poços de Caldas, Arcos e Montes Claros) e o que reuniu o maior número de militantes e municípios. “Somos um partido que discute sua política com seus filiados”, ressaltou o vice-presidente do PCdoB em Minas, Wadson Ribeiro. No encontro, o dirigente fez uma análise conjuntural das manifestações que tomaram as ruas do Brasil nos últimos tempos e destacou que “onde tem luta, tem o PCdoB”. “Mas nós temos lado nesta luta.”
Segundo ele, as mobilizações já refletem o caráter plebiscitário das eleições de 2014, quando estarão em confronto dois projetos distintos de nação. “Até 2002 tivemos o que se convencionou chamar de período liberal, em que houve um verdadeiro desmonte do Estado”, enfatizou. “Com a vitória do presidente Lula, conseguimos inaugurar um novo ciclo”, acrescentou, citando a geração de emprego e renda, a expansão do ensino superior e o desenvolvimento econômico e social.
“É claro que temos gargalos a enfrentar. Nós queremos mais. Por isso as manifestações estão corretas. Queremos mais qualidade de vida. Mas isso é fruto do período neoliberal?”, questionou Wadson. “Só é possível criar um ambiente de maior participação política quando se tem crescimento econômico. O país tem que avançar muito, mas nós sabemos que construção de país queremos fazer.”
PCdoB de Juiz de Fora lança campanha de filiação
O PCdoB de Juiz de Fora lançou uma campanha de filiação no último sábado (29) na cidade, durante o Encontro Macrorregional do Partido.
O lançamento da campanha e a apresentação dos novos filiados foram feitas pelo comunista Basileu Tavares, secretário municipal de Atividades Urbanas de Juiz de Fora e seu assessor na secretaria, Paulo Cesar Mariano. Só durante o encontro de sábado, foram filiados 15 novos militantes, entre lideranças comunitárias e carnavalescas, líderes do movimento sindical e ex-candidatos a vereador na cidade.
A campanha faz parte de um projeto político de crescimento e fortalecimento do partido, que inclui ainda a mobilização intensa da militância.
Também fez parte do Encontro uma deliciosa feijoada servida para os mais de 100 participantes ao final dos trabalhos, numa alegre e descontraída confraternização.
Nenhum comentário:
Postar um comentário