quinta-feira, 11 de abril de 2013

PJF e Governo de Minas reafirmam parceria em projeto de descentralização cultural



O prefeito Bruno Siqueira e o superintendente da Funalfa, Toninho Dutra, prestigiaram ontem o lançamento em Juiz de Fora do programa Minas Território da Cultura, desenvolvido pelo Governo estadual. A secretária de Estado de Cultura, Eliane Parreiras, apresentou, no Edifício Engenheiro Itamar Franco da Faculdade de Engenharia da UFJF, as diretrizes do programa, que busca promover a descentralização e regionalização das ações culturais no estado.

A valorização e a divulgação da diversidade cultural mineira, a promoção do desenvolvimento regional por meio da cultura, a circulação de bens culturais e a capacitação e o aperfeiçoamento dos agentes culturais estão entre os objetivos do programa. “O Governo de Minas compreende a cultura como um importante fator de desenvolvimento”, afirmou Eliane, acrescentando que a presença do prefeito no lançamento sinalizou que a administração municipal tem o mesmo entendimento. “Esse projeto do Estado vai ao encontro do que vem sendo realizado em Juiz de Fora”, observou Bruno, lembrando a vocação cultural da cidade.

Já o superintendente da Funalfa destacou que o município trabalha a cultura como um direito do cidadão, conforme previsto na Convenção da Unesco e na Constituição Brasileira. “A Prefeitura e a Funalfa se colocam como parceiras de primeira hora do programa Minas Território da Cultura. Estamos disponíveis para trabalhar no sentido de ampliar o acesso à cultura e também de promover links com outros municípios, formando uma teia que fortaleça as políticas do setor na Zona da Mata,” disse Toninho Dutra.

Durante a solenidade, o prefeito reafirmou a importância da parceria entre município e estado para viabilizar a reabertura do Museu Mariano Procópio. “Em breve, o governador Antonio Anastasia estará em Juiz de Fora para formalizar este convênio”, anunciou a secretária.

A solenidade contou com a presença de diversas autoridades como o presidente do Conselho de Arquitetura e Urbanismo de Minas Gerais (CAU/MG), Joel Campolina; o pró-reitor de Cultura da UFJF, Gerson Guedes; o diretor da Fiemg Regional Zona da Mata, Francisco Campolina; o diretor da Faculdade de Engenharia da UFJF, Hélio Antônio da Silva; e o representante do Sesc, Evandro de Carvalho Pinheiro.


* Informações com a Secretaria de Comunicação Social pelo telefone 3690-7599.

SECRETARIA DE COMUNICAÇÃO SOCIAL

Nenhum comentário:

Postar um comentário