01 de Abril de 2013 - 19:41
Por Tribuna
As chuvas registradas durante o feriado da Semana Santa em Juiz de Fora provocaram o deslizamento de barranco em dois pontos diferentes da cidade e deixaram uma família desalojada. Entre os dias 28 e 31 de março, a Defesa Civil contabilizou 26 ocorrências, sendo oito delas na Região Sudeste, sete na Sul, quatro no Centro, duas na Região Leste, duas na Norte, duas na Nordeste e uma na Oeste (Cidade Alta). Do total, 12 são referentes a escorregamentos de barrancos. Além disso, foram registradas ameaças e desabamentos de muros de contenção e de divisa. Diversas ruas também ficaram danificadas.
Na Rua Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, Bairro Alto Eldorado, Região Nordeste, um barranco cedeu, e o deslizamento acabou levando parte de uma residência. O local foi interditado por técnicos da Defesa Civil, e a família que ficou desalojada está na casa de vizinhos. Segundo a assessoria do órgão, o problema foi causado por infiltrações provenientes do período de chuvas e por erros técnicos na construção da rede de esgoto e de água pluvial da casa. Será realizada uma contenção no local. Também durante o final de semana parte de um barranco deslizou em uma obra particular na Rua Sampaio, Bairro Granbery. Uma vistoria técnica foi feita no local pela Defesa Civil, mas não foram necessárias interdições. Em ambos os casos, ninguém ficou ferido.
Chove o dobro do esperado
As chuvas do mês de março superaram a média histórica do período e registraram o dobro da quantidade de chuvas esperada, acumulando a marca de 397,2 milímetros. Os dados, disponibilizados pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), demonstram ainda que, somente durante o feriado, o nível de precipitação foi de 48,2 milímetros, o que representa mais de 12% do total. Além disso, nos últimos quatro meses, março também foi aquele no qual mais choveu.
Nenhum comentário:
Postar um comentário