Vereados, secretários, subsecretários, autoridades e representantes da população se reuniram na tarde desta terça-feira, 26, em audiência pública, realizada na Câmara Municipal, para discutir a situação de um campo de futebol abandonado na Vila Olavo Costa. Moradores reclamam da situação de abandono do espaço. Durante a audiência, foi apresentado pelos secretários de Assistência Social, Flávio Cheker, e de Obras, Amaury Couri, um projeto já concluído para a implementação do Programa Travessia Bairros no local.
Entre as obras a serem realizadas está a construção de uma nova Unidade de Atenção Primária à Saúde (Uaps), além da instalação da terceira unidade territorial da Polícia Militar (PM), dentro do projeto “Ambiente de Paz”. Fora as intervenções urbanas, o projeto ainda prevê ações voltadas para desenvolvimento social, saneamento, saúde e melhoria do sistema viário da entrada do bairro.
Também está previsto a reativação do Banco Travessia, inaugurado em 16 de dezembro de 2011, mas que prestou atendimento apenas nos meses de julho e agosto de 2012. Neste período 33 famílias foram cadastradas.
O Travessia Bairros e o Banco Travessia fazem parte do Programa Travessia, uma ação estruturadora de atuação integrada em espaços definidos de concentração de pobreza, criado pelo Governo de Minas Gerais na área de resultados “Diminuição da Pobreza e Inclusão Produtiva”. O Travessia busca o desenvolvimento social de forma sustentável, priorizando seis áreas de atuação: saneamento, habitação, moradia e entorno, saúde, organização social, educação e renda.
A Vila Olavo Costa foi escolhida para receber o Programa Travessia após outro projeto do governo de Minas, o “Porta a Porta”, identificar forte privação no âmbito da educação no bairro. Em mais de 50% dos domicílios pesquisados (cerca de 1.350), foi apontada pelo menos uma grave privação em educação, ultrapassando os índices avaliados no âmbito de padrão de vida (19,5%) e saúde (10,3%).
* Informações com a Secretaria de Comunicação Social pelos telefones 3690-7245 ou 3690-7599.
SECRETARIA DE COMUNICAÇÃO SOCIAL
Nenhum comentário:
Postar um comentário