19 de Fevereiro de 2013 - 20:42
Por Tribuna
O Conselho Regional de Medicina (CRM) publicou nesta terça-feira (19) uma nota em que aplica pena disciplinar de censura pública ao médico de Juiz de Fora Fernando César de Moraes Vicente, conforme o artigo 22 da Lei nº 3.268/1957. A publicação foi motivada após ser detectada infração do médico a cinco artigos da Resolução nº 1.931/2009 do Conselho Federal de Medicina (CFM), que incluem a prática imprudente da profissão, atribuição de complicações a terceiros e circunstâncias ocasionais e, ainda, a falta de colaboração com as autoridades sanitárias ou infração da legislação pertinente. Segundo a assessoria do CRM, na prática, a censura atua como forma de informar a comunidade sobre o fato de o médico ter infringido as ações citadas.
Em outubro de 2008, Fernando César foi o responsável pela cirurgia de lipoaspiração que levou à morte do professor Itamar Rosenil Goulart, 33 anos. Ele foi indiciado no ano seguinte por homicídio culposo, com base no laudo de necropsia e depoimentos de testemunhas que apontaram que complicações decorrentes do procedimento cirúrgico levaram o paciente ao óbito por edema pulmonar. O inquérito concluiu, na época, que o local onde foi realizada a cirurgia também não possuía estrutura para atendimento emergencial e era autorizado apenas para funcionar como consultório dermatológico e clínica médica. Atualmente, o processo está em trâmite no Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG). De acordo com o TJMG, uma audiência sobre o caso está marcada para o dia 8 de abril, às 17h.
A Tribuna tentou contato com o profissional por meio de um hospital no qual ele presta atendimento. A unidade de saúde afirmou, porém, que o médico não estava atendendo na tarde desta terça-feira e que não tinha autorização para informar seu número de telefone.
http://www.tribunademinas.com.br/cidade/medico-recebe-pena-disciplinar-do-crm-1.1233500
Nenhum comentário:
Postar um comentário