A Defesa Civil de Juiz de Fora continua desenvolvendo por toda a cidade os projetos pertencentes ao Plano de Monitoramento Permanente. Na manhã desta segunda-feira, 25, foi realizada a terceira reunião sobre “Ação Preventiva nas Escolas”, iniciativa que também integra o plano. A reunião contou com a presença de integrantes do Departamento Municipal de Limpeza Urbana (Demlurb), Secretaria de Meio Ambiente (SMA), Guarda Municipal de Juiz de Fora (GM), Polícia Militar Ambiental (PM) e representantes do setor de zoonoses da Prefeitura de Juiz de Fora.
De acordo com o chefe do departamento de Prevenção e Atividades Intersetoriais do órgão, Walter Melo, o Plano de Monitoramento Permanente desenvolve ações que englobam campanhas e programas educativas e preventivas, com o objetivo de reduzir a intensidade dos desastres.
Entre os projetos pertencentes ao plano fazem parte o Sistema de Alerta e Alarme; os núcleos de Defesa Civil (Nudec), integrados aos bairros; os programas educativos como, “Defesa Civil vai à Escola”, “Queimadas”, “Blitzes Educativas”, “Olho Vivo”, “Reviver o Verde”, “Margens e Cursos D´água”, “Marquises”, “Tempestade de Raios”, “Instalações”, “Estiagem” e “Ampliação da Rede de Hidrantes”. Além destes, inclui-se o Plano Municipal de Redução de Risco, que visa concretizar o monitoramento das áreas em toda a cidade, retomado no final de dezembro do ano passado e ainda em desenvolvimentos pelo órgão, pela Secretaria de Estado de Desenvolvimento Regional e Política Urbana (Sedru) e pela Fundação Israel Pinheiro (FIP).
Segundo o subsecretário de Defesa Civil, Márcio Deotti, o Plano de Monitoramento Permanente representa um ganho incalculável para a população de Juiz de Fora. “Este projeto concede a oportunidade de se preservar de forma mais eficaz a vida humana, nosso objetivo. Além disso, trabalhando de forma preventiva, antes que ocorram os sinistros, somos capazes de preservar também o erário público, ou seja, o prejuízo e os esforços para se resolver os problemas são bem maiores do que os gastos com a prevenção”, finalizou.
* Informações com a Assessoria de Comunicação da Defesa Civil pelo telefone 3690-8421.
DEFESA CIVIL
Nenhum comentário:
Postar um comentário