sexta-feira, 1 de fevereiro de 2013

A partir de hoje, clientes da Unimed voltam a ser atendidos no Monte Sinai


01 de Fevereiro de 2013 - 07:00

A partir de hoje, clientes da Unimed voltam a ser atendidos no Monte Sinai para cirurgias eletivas e exames agendados

Por GRACIELLE NOCELLI E FABÍOLA COSTA

A partir de hoje, os clientes Unimed voltam a ser atendidos pelo Monte Sinai, mas com restrições. Não haverá mais o atendimento ambulatorial (consultas). Nestes casos, os consumidores devem procurar outros hospitais credenciados. Já o atendimento aos casos de urgência e emergência estava em aberto até o final da noite de ontem. Segundo a assessoria de imprensa da Unimed, a questão será definida hoje. Por outro lado, a realização de cirurgias, procedimentos e internações será retomada.
Ontem, após duas horas de reunião a portas fechadas, representantes das partes, do Procon e do Ministério Público Federal (MPE) chegaram a um consenso. Por meio de comunicado conjunto, Unimed e Monte Sinai esclareceram as condições da retomada do convênio. Conforme a nota, em casos de procedimentos/cirurgias eletivas, passíveis de agendamento, os clientes podem voltar a procurar diretamente o hospital, de posse da guia emitida pelo médico cooperado. Os serviços de análise, diagnóstico e terapia (exames agendados) também foram restabelecidos.
Já o atendimento ambulatorial (consultas) muda. "O Hospital Monte Sinai não atenderá consultas da Unimed em seu ambulatório (serviço de porta). Os atendimentos neste setor, caso seja o desejo do paciente, serão considerados como particulares." Já os casos de urgência e emergência que chegarem ao hospital ficaram em aberto. O comunicado conjunto informou que o "cliente Unimed deve entrar em contato com o SOS Unimed ou procurar diretamente as demais clínicas e hospitais credenciados pela cooperativa" em casos de urgência e emergência. Mas à noite, a assessoria de imprensa informou que a questão será definida hoje, e que nova nota de esclarecimento será divulgada.
Na nota, hospital e cooperativa afirmam que a retomada do atendimento visa a garantir o bem-estar dos 300 mil clientes Unimed na Zona da Mata. Conforme estimativa do Monte Sinai, os clientes da cooperativa respondiam por 52% da demanda na unidade. "A decisão foi acertada com a intermediação do MPE e do Procon, que conseguiram conciliar os anseios organizacionais e comerciais de ambas as partes, garantindo os interesses e o direito do consumidor", informa o comunicado. As partes disseram entender "a justa intervenção" dos órgãos de defesa do direito do consumidor.
Segundo a promotora Ana Léia Salomão, as divergências contratuais que culminaram no rompimento eram empresariais e foram sanadas. O promotor de Ordem Econômica e Tributária, Plínio Lacerda, parabenizou a promotora e o Procon por mediarem as negociações. O superintendente do Procon, Nilson Ferreira Neto, explicou que, com o acordo, o procedimento de investigação preliminar instaurado pelo órgão será arquivado. Nilson comenta que o objetivo da medida foi resguardar o direito do consumidor. No Procon, havia uma reclamação formalizada neste sentido. Na Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), cinco queixas.
Durante o procedimento de investigação, operadora e hospital foram notificados a prestar esclarecimentos. Na semana passada, representantes da Unimed e do Monte Sinai encontraram-se, em separado, com o superintendente do Procon, Nilson Ferreira Neto. Esta semana, diretores da cooperativa e do hospital conversaram pela primeira vez desde dezembro, com a intermediação do MPE. O objetivo do procedimento preliminar instaurado pelo Procon era apurar se o descredenciamento resultou em desrespeito ao direito do consumidor. A suspensão do atendimento aos clientes da cooperativa pelo hospital durou 40 dias.
http://www.tribunademinas.com.br/economia/hospital-retoma-atendimento-1.1224542

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