terça-feira, 11 de dezembro de 2012

Parque da Lajinha reabre de cara nova no domingo


11 de Dezembro de 2012 - 15:43


Aberutra dos portões acontece às 9h. Durante a manhã, haverá shows e Rua de Lazer

Por Tribuna

Depois de oito meses de intervenções e quatro de atraso, o Parque da Lajinha, no Bairro Teixeiras, deve finalmente reabrir as portas para o público no próximo domingo (15). Conforme a Agenda-JF, cerca de 95% das obras de revitalização estão concluídas. "O atraso se deu por conta de algumas adaptações no projeto inicial," argumenta o superintendente da pasta, Alexandre Carneiro. Ele observa, porém, que estas mudanças não alteraram o custo das intervenções, que foram da ordem de R$ 1,1 milhão.
A proposta do projeto foi transformar o parque em um espaço de lazer com opções para toda a família. Entre as principais obras estão a ecoteca (biblioteca ecológica), o borboletário, área para eventos, quiosques com banheiros e bebedouros, playground e academia para a terceira idade. O projeto também contempla reforma do coreto, manutenção de áreas de reflorestamento, revitalização de trilhas e disponibilização de internet sem fio. Haverá ainda um palco e um orquidário. A abertura dos portões está prevista para 9h. Durante toda a manhã, haverá apresentação do Coral da Cesama e da banda de música da PM, shows das bandas Trupicada e Lúdica Música, além de Rua de Lazer.
Alexandre Carneiro destaca que o plantio de mudas vai permitir que a área de cobertura florestal do parque dobre de tamanho em 20 anos. Segundo ele, o espaço irá preencher uma lacuna da cidade. "A área do parque era subutilizada, quase não tínhamos visitantes. Com as obras, democratizamos o espaço." 
880 mil metros quadrados
Fundado em 1983, o Parque da Lajinha tem cerca de 880 mil metros quadrados e, desde que foi criado, não havia sofrido intervenções significativas. Sua extensão se divide em áreas de mata nativa, trilhas, lago e jardins. Na mata, destacam-se árvores como araucárias, tambus, garapas, angicos e eucaliptos. Já a fauna do Lajinha é composta, predominantemente, por aves, mamíferos de pequeno e médio porte, artrópodes e peixes.
O local também abriga, em exposição permanente, dois bondes que circularam pela cidade no início do século passado, e hoje são tombados pelo patrimônio municipal.
http://www.tribunademinas.com.br/cidade/parque-da-lajinha-reabre-de-cara-nova-no-domingo-1.1201148#.UMd3E9s9msU.facebook

Nenhum comentário:

Postar um comentário