13 de Novembro de 2012 - 07:00
Por JÚLIA PESSÔA
A coleta noturna, instituída no ano passado, prevê que o lixo de alguns pontos da cidade, principalmente em áreas centrais ou com maior densidade populacional, seja recolhido a partir das 18h. Em 2011, a mudança afetou cerca de 20 bairros, e o serviço foi organizado em nove rotas, que, neste ano, foram expandidas para 22. Entre as localidades que passaram a ter o atendimento neste horário estão Granbery, Poço Rico, Santa Helena, Paineiras, Jardim Glória, Estrela Sul, Bairu e Manoel Honório, além de parte de São Mateus e do Progresso e alguns bairros da Zona Norte.
Quando foi implantada, a coleta noturna causou transtornos e foi alvo de muitas reclamações. Além de os atrasos serem comuns, estendendo o serviço até a madrugada, um percentual do lixo não era recolhido, deixando as ruas cobertas de sujeira. Como agravante, o barulho dos caminhões, aliado ao das vozes dos lixeiros, que, segundo relato de leitores, "entravam nas ruas fazendo a maior gritaria", vinha perturbando o descanso do cidadão. Moradora do Vale do Ipê, a enfermeira Silvana Moreira reclama que o serviço chega a ser feito entre 3h e 4h da manhã. "Não é sempre, mas já passaram aqui várias vezes depois de meia-noite. Como não tem barulho nesta hora, qualquer ruído incomoda. É comum eu ser acordada pelo som do caminhão e da falação de quem está trabalhando." Já em outras localidades, a queixa é em relação aos detritos deixados para trás.
Segundo o Demlurb, o principal motivo da alteração no horário da coleta foi proporcionar uma melhoria da qualidade do serviço, que era dificultado pela circulação de pessoas e veículos no período diurno. Para a engenheira civil e mestre em geotecnia ambiental Júlia Righi de Almeida, o recolhimento do lixo à noite ou logo antes do amanhecer é uma tendência dos grandes centros urbanos. "Muitas vezes, é praticamente impossível realizar o trabalho de dia. Porém, é preciso haver um plano de adequação para que a população e a cidade não sejam prejudicadas", opina.
O diretor operacional do Demlurb, Paulo Delgado, também argumenta neste sentido, acrescentando que a transferência do trabalho para a noite é feita após avaliação das localidades e sua possibilidade de adaptação. "A mudança de horário das rotas é um sinal do crescimento da cidade, e está dando certo. Faltam ajustes nos trajetos que já foram instalados, mas estamos trabalhando para que possíveis erros sejam corrigidos. É claro que há reclamações, mas elas podem ser consideradas pontuais. De forma geral, o trabalho tem fluido sem ocorrências. "
Para o diretor-geral do Demlurb, Anselmo Fernandes, a redução dos impasses vem aumentando a aceitação da população. "Não há como fazermos a coleta às 18h em todos os pontos, não temos equipamento nem efetivo para isso, então a tendência é que acabe lá pelas 3h mesmo. Mas, corrigindo alguns incômodos, as pessoas conseguirão ver a coleta noturna como um avanço." Paulo Delgado acrescenta que, aliadas a estas medidas, um replanejamento das rotas, que está em desenvolvimento, deve melhorar ainda mais o serviço. "Algumas estavam longas demais e não atendiam a todos os bairros adequadamente, outras, mais curtas, deixavam veículos e caminhões ociosos. Com a redefinição, isso vai diminuir muito, a médio e longo prazo."
Serviço diurno também é alterado
Além da inclusão de mais bairros na coleta noturna, outras rotas também sofreram mudanças, que entraram em vigor ontem. As alterações afetam 24 bairros (ver quadro), e o Demlurb informa que notificou os moradores sobre os novos dias e horários do serviço de recolhimento de lixo, por meio de panfletagem nas residências.
O departamento orienta que os moradores acondicionem o lixo na porta de suas casas apenas nos novos dias de coleta, conforme prevê o Código de Posturas do Município. O órgão ressalta, ainda, que a cooperação de todos, sobretudo durante o período de transição, é fundamental para que a reformulação seja avaliada e eventuais erros possam ser corrigidos.
O diretor-geral do Demlurb, Anselmo Fernandes, reforça a ideia. "Precisamos de todo o apoio do cidadão, porque é isso que reduz eventuais transtornos. Quando a coleta noturna foi criada, por exemplo, muitos continuavam colocando o lixo na porta de casa pela manhã, e os sacos ficavam nas ruas o dia todo. Acho que qualquer mudança que vise a melhorias passa por um período de adaptação. Estamos buscando dialogar com a comunidade para que isso ocorra da melhor forma possível."
http://www.tribunademinas.com.br/cidade/coleta-noturna-e-levada-a-novos-bairros-1.1185449
Nenhum comentário:
Postar um comentário