Superada na reta final da campanha pelo candidato Bruno Siqueira (PMDB), a candidata do PT à Prefeitura de Juiz de Fora (MG), Margarida Salomão, que no início da campanha mudou o visual para ficar parecida com a presidente Dilma Rousseff, disse que espera pelo ex-presidente Lula para buscar a vitória no segundo turno.
Por conta de o confronto ser com o PMDB, que integra a base aliada, a vinda da própria presidente a Juiz de Fora não chegou a ser cogitada. No primeiro turno, o vice-presidente Michel Temer (PMDB) gravou mensagem de apoio para o correligionário juiz-forano. O presidente nacional do PMDB, senador Valdir Raupp (RO), também apareceu na propaganda do candidato.
Enquanto a candidata do PT aguarda por Lula, o concorrente do PMDB deve receber ainda esta semana o apoio do senador Aécio Neves (PSDB) e do governador de Minas Gerais, Antonio Anastasia (PSDB).
A opção de Bruno Siqueira é o caminho natural dos tucanos após o prefeito Custódio Mattos (PSDB) não ter obtido êxito na sua tentativa de reeleição. Já no final da noite de domingo (7), após a totalização dos votos, o prefeito condicionou seu apoio no segundo a uma conversa com os líderes do PSDB mineiro. “Temos que conversar e ouvir a opinião dos meus líderes, que são especificamente o senador Aécio Neves e o governador Anastasia.”
Aécio e Anastasia não devem ter nenhum problema em apoiar Bruno Siqueira, que é afilhado político do ex-presidente Itamar Franco, aliado de primeira hora tanto do senador quanto do governador.
Além disso, a vitória do PMDB em Juiz de Fora pode amenizar a derrota do PSDB em uma das cidades consideradas estratégicas politicamente pelos tucanos para as eleições de 2014.
Em Uberlândia e Contagem, também com relevância política no Estado, o PT venceu na primeira, com Gilmar Machado (PT), e disputa o segundo turno na outra, no embate entre Durval Ângelo (PT) e Carlin Moura (PC do B).
Nenhum comentário:
Postar um comentário