sexta-feira, 28 de setembro de 2012

População de rua de Juiz de Fora tem novo centro de referência


A População de rua de Juiz de Fora agora pode contar com um novo equipamento de assistência, o Centro Pop. O centro de referência, localizado na Rua Oswaldo Veloso, no Centro, foi inaugurado na manhã desta sexta-feira (28) e já iniciou os atendimentos logo após o lançamento. No local são oferecidas refeições, acompanhamento psicossocial, oficinas artísticas, entre outras atividades voltadas para a reinserção do morador em situação de rua na sociedade. Entretanto, este espaço não acrescenta mais um centro de referência para a cidade, já que os trabalhos foram transferidos do Poço Rico. Os atendimentos são feitos todos os dias, inclusive aos finais de semana, sempre das 7h30 às 19h30. A expectativa é de que o local atenda, por dia, cerca de 120 pessoas em situação de rua.
Conforme a secretária de Assistência Social (SAS), Tammy Claret, a implantação de políticas públicas em favor dos moradores de rua é um grande desafio, sobretudo, para derrubar o preconceito que ainda existe na sociedade. "Nós temos que mudar este paradigma. Nós temos de nos responsabilizar por incluir estas pessoas nos equipamentos urbanos e fazer deles cidadãos efetivos."
Para a coordenadora executiva de média complexidade da unidade, Maria Cláudia Siqueira Dutra, a mudança de endereço favorece o desenvolvimento dos trabalhos. "Com este novo imóvel, vai haver melhoria grande na qualidade do atendimento. No Poço Rico, apesar de uma área externa maior do que a atual, o espaço físico era menor e não comportava bem todos os nossos serviços."Segundo Maria Cláudia, além de mais funcional, a proximidade com o Núcleo do Cidadão de Rua permitirá uma melhor interação entre os serviços.
Recentemente a Tribuna fez reportagem sobre a reclamação dos moradores do Poço Rico, quanto às implicações do funcionamento do centro no bairro. Na ocasião, Tammy Claret rebateu a críticas argumentando que "se o local fosse o responsável pela criminalidade, a solução não seria simplesmente transferi-lo para outra região, repassando o problema, sem procurar resolvê-lo."

Nenhum comentário:

Postar um comentário