terça-feira, 4 de setembro de 2012

Forças Armadas continuam com um nível alto de confiabilidade!


Pesquisa consultou a população sobre a confiança nas instituições e confirmou o desapreço pela política

Lucinthya Gomes

Imagem
Um dos diagnósticos que chamam atenção na última pesquisa O POVO/Datafolha é a frustração do fortalezense com relação à política. A pesquisa questionou o grau de confiança sobre várias instituições e 51% dos entrevistados afirmaram que não confiam nos partidos políticos, 44% confiam um pouco, enquanto apenas 5% dizem que confiam muito.
Desapreço semelhante é creditado à Câmara Municipal e à Assembleia Legislativa: 50% das pessoas ouvidas pela pesquisa não confiam na Câmara, 43% confiam um pouco, restando apenas 7% que dizem confiar muito no Legislativo municipal. No caso da Assembleia, 49% não confiam, 43% confiam pouco e 8% confiam muito.
Partindo para o Poder Executivo, na esfera municipal, 38% dos entrevistados afirmaram que não confiam na Prefeitura de Fortaleza, 48%, que confiam um pouco, e 14%, que confiam muito. No caso do Governo do Estado, os números são melhores - 24% disseram que não confiam, 50% confiam um pouco e 27% confiam muito.
O grau de confiança da população melhora ainda mais quando questionada sobre a Presidência, uma vez que 18% afirmaram que não confiam, 45% dizem que confiam pouco e 37% confiam muito.
Outras instituições
A pesquisa O POVO/Datafolha consultou também a população a respeito de outras instituições, como Igreja Católica, imprensa, Forças Armadas e Polícias Federal, Civil e Militar. A Igreja Católica teve melhor desempenho entre as instituições nas quais as pessoas demonstraram muita confiança.
Dos entrevistados, 58% disseram que confiam muito, 20% confiam pouco, enquanto e 22% não confiam.
As Forças Armadas, que incluem Marinha, Exército e Aeronáutica, também têm o reconhecimento por parte da população, segundo a pesquisa. Dos entrevistados, 52% afirmaram que confiam muito, 31% que confiam pouco e 16% que não confiam. No caso da imprensa, 42% das pessoas disseram que confiam muito, 39%, que confiam um pouco, e 20% que não confiam.
Entre as polícias, a Federal tem maior confiança da população. 54% disseram confiar muito, 31% confiam um pouco e 14% não confiam. No caso da Polícia Militar, o número dos que confiam muito cai para 32%. Disseram confiar um pouco 45%, enquanto 25% não confiam. No caso da Polícia Civil, o desempenho foi semelhante. 32% disseram que confiam muito, 46% confiam um pouco e 23% não confiam.
A pesquisa foi realizada nos dias 29 e 30 de agosto. Foram ouvidos 827 eleitores com 16 anos ou mais. A margem de erro é de três pontos percentuais. O número de registro registrada na Justiça Eleitoral é CE-00020/2012.

Nenhum comentário:

Postar um comentário