A vinda do senador Aécio Neves (PSDB) a Juiz de Fora na última quarta-feira para o lançamento do programa de governo do prefeito e candidato à reeleição Custódio Mattos (PSDB) está sendo tratada pela cúpula tucana local como uma espécie de relargada da campanha. Na próxima semana, dando continuidade a essa nova fase, será a vez de o governador Antonio Anastasia (PSDB) desembarcar no município para hipotecar apoio ao correligionário. A partir daí, as apostas se voltam para o início de algumas obras e a inauguração de outras. O próprio prefeito anunciou, durante a visita de Aécio, que as fundações de uma das pontes sobre o Rio Paraibuna tinham sido iniciadas. Na mesma ocasião, previu para breve a inauguração da UPA de Benfica. "O mandato termina apenas no dia 31 de dezembro. Vamos trabalhar até lá. Quem apostou que não haveria tempo (para início e término das obras) fez conta errada", avalia Manoel Barbosa, que foi exonerado da Secretaria de Governo para atuar na campanha.
Todo esforço a partir de agora tem como propósito levar Custódio para o segundo turno. Conforme pesquisa Ibope, encomendada e divulgada pela Tribuna e pela TV Integração no último dia 16 de agosto, o tucano está em terceiro lugar, atrás da candidata Margarida Salomão (PT) e do candidato Bruno Siqueira (PMDB), primeira e segundo colocados. Entrar na campanha em terceiro, na avaliação da cúpula da campanha, não é o pior dos mundos e não é algo inédito. O problema é o índice de rejeição acima do esperado. Ainda assim, são boas as perspectivas de crescimento com a propaganda eleitoral gratuita. A avaliação tucana é de que muito do que foi feito no atual mandato ainda não é do conhecimento da população. Outro aspecto confortante para Custódio é o elevado número de eleitores indecisos na pesquisa espontânea, algo próximo de 45% do eleitorado.
Nesta semana e na próxima, Custódio aparecerá na TV na companhia de Aécio e Anastasia. Vai focar a parceria com o Governo de Minas e tentar pegar carona nas boas avaliações dos dois caciques tucanos junto ao eleitorado juiz-forano. Por conta disso, a dupla deve retornar ao município para comícios ou atos públicos de campanha. Outros nomes de peso do PSDB nacional também devem aparecer. Ao mesmo tempo, a propaganda do candidato vai insistir em mostrar ações e obras realizadas ao longo de sua gestão. A expectativa é de que até a fase dos comícios seu desempenho nas pesquisas de intenção de voto tenha melhorado. Caso isso aconteça, Custódio espera consolidar sua presença no segundo turno nos debates. Mesmo com o fato de estar no Governo, com possibilidade de se tornar o alvo preferencial de todos os outros candidatos, a avaliação da cúpula tucana é de que ele tem condições de se sobressair.
Nenhum comentário:
Postar um comentário