sexta-feira, 10 de agosto de 2012

SELEÇÃO DE VOLEI ARRASA A ITÁLIA E DECIDE O OURO CONTRA A RÚSSIA


A seleção brasileira masculina de vôlei ampliou nesta sexta-feira a sua hegemonia sobre a Itália e se garantiu pela terceira vez seguida na disputa da medalha de ouro olímpica. Com autoridade, o time de Bernardinho não tomou conhecimento do rival, seu freguês recente em semifinais, e o atropelou: 3 sets a 0 - com parciais de 25/21, 25/12 e 25/21, em apenas 1 hora e 19 minutos de jogo.
Foi a terceira vez que as duas seleções disputaram vagas em decisões nos últimos quatro anos. O Brasil já havia levado vantagem na Olimpíada de Pequim, em 2008, e no Mundial da Itália, em 2010. Mas a vitória desta sexta foi marcante. Ao contrário do que ocorreu nos encontros anteriores, a equipe verde-amarela não perdeu nenhum set, se impôs desde o início e não deu chance de reação aos italianos, que apelaram para a provocação. A torcida brasileira, que mais uma vez lotou o ginásio de vôlei, cantou "O campeão voltou".
Embalado, o Brasil buscará seu terceiro ouro olímpico neste domingo, às 9 horas (horário de Brasília), contra a Rússia, a quem já venceu na primeira fase dos Jogos de Londres, por 3 sets a 0. Itália e Bulgária decidirão a medalha de bronze mais cedo, às 5h30 (horário de Brasília).
Se havia alguma desconfiança sobre a capacidade de Wallace suprir a ausência de Leandro Vissotto, que sofreu lesão na coxa nas quartas de final contra a Argentina, o primeiro set tratou de responder. O oposto virou as primeiras sete bolas que recebeu de Bruninho e passou segurança ao time. O Brasil só não jogava com folga porque a Itália assustava no seu ponto forte: o saque, responsável por três pontos diretos, dois deles com Zaytsev. Ainda assim, a equipe de Bernardinho apresentou uma defesa consistente e fez valer sua maior rodagem para fechar com tranquilidade em 25 a 21.
Dois lances evidenciaram o passeio brasileiro no segundo set. Bruninho e Murilo, os bloqueadores mais baixos do time, encaixotaram sozinhos o oposto Lasko. A Itália não conseguiu usar seu saque forçado, encolheu o braço nos ataques e passou a errar infantilmente. Inspirado, o Brasil ainda levantou o ginásio em um bloqueio de Sidão antecedido por duas defesas quase impossíveis de Bruninho e Serginho. O resultado foi a vitória por 25 a 12, maior vantagem da seleção na Olimpíada.
A vantagem no placar acomodou o time brasileiro, que chegou a ficar três pontos atrás no terceiro set. A reação iminente empolgou os italianos, que passaram a provocar nas comemorações. Mas a equipe de Bernardinho retomou a concentração e virou com bom desempenho do bloqueio, sobretudo com Murilo, que parou Lasko mais uma vez e fez o técnico italiano tirá-lo do jogo. Irritado, o central Birarelli chegou a chamar Dante para a briga, às vistas do árbitro, que nada fez. O Brasil domou a tensão que se instalou na quadra e fechou o jogo em 25 a 21 em um ace de Murilo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário