terça-feira, 5 de junho de 2012

Soldado do Exército leva choque durante poda de árvore


Um soldado do Exército, de 21 anos, lotado no 17° Batalhão de Logística, no Bairro Fábrica, ficou ferido enquanto realizava uma poda de manutenção nas árvores do local. O jovem que não teve o nome divulgado pelo setor de Comunicação do Exército em Juiz de Fora, desequilibrou-se e se chocou com a rede de alta tensão. Ele foi levado para o Hospital Geral do Exército para ser medicado. Porém, ainda de acordo com a assessoria de comunicação, ele seria removido para o Hospital Albert Sabin e ficaria internado em observação durante 48 horas, devido aos riscos de uma arritimia cardíaca que pode ocorrer em decorrência do choque. O soldado chegou a perder o sentidos, mas seu estado de saúde era considerado bom.

A família foi comunicada sobre o acidente e esteve no hospital. O Exército confirmou que o jovem realizava a manutenção das árvores, utilizando equipamentos de segurança, e que um dos galhos teria esbarrado nos fios. O acidente provocou a queda de energia na região, mas o serviço foi rapidamente restabelecido pela Cemig. Os técnicos precisaram fazer a emenda de um fio que se rompeu por causa do galho.
 
Cuidados

A poda de árvores pode causar riscos de acidentes, principalmente quando realizada próxima à rede elétrica. Segundo o diretor superintendente da Agenda JF, Alexandre Carneiro, caso a poda represente mais de 50% da árvore, ela só pode ser feita com a autorização do órgão. Se a árvore estiver em áreas públicas, o órgão autoriza e a Empav executa o trabalho.

Quando a porcentagem é menor, não é preciso autorização, mas a Agenda JF orienta que o serviço seja realizado por profissionais habilitados. O superintendente alerta para que a população acione o órgão ou a Cemig em casos de serviços próximo a fios. Ele lembra ainda que qualquer corte ou derrubada de árvore deve ser autorizada pela Agenda JF.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário