Rio de Janeiro, 19/06/2012 – A Ilha do Governador transformou-se no centro das atenções do plano de segurança da Conferência das Nações Unidas sobre o Desenvolvimento Sustentável, a Rio+20. Desde anteontem (17) e até amanhã, a Base Aérea do Galeão e o Aeroporto Internacional Tom Jobim estão recebendo 193 comitivas dos países que participam da conferência. O maior fluxo de delegações acontece hoje, com 71 voos comerciais e 28 oficiais.
De acordo com o plano de segurança elaborado no âmbito do Ministério da Defesa, coordenado pelo Estado-Maior Conjunto das Forças Armadas (EMCFA) e executado pelo Comando Militar do Leste (CML), 416 batedores em 52 equipes especializadas estão envolvidos no deslocamento das autoridades até a zona sul da cidade, onde estão os hotéis e o Riocentro, local da conferência. As comitivas recebem aparato de segurança de acordo com o grau de risco. O cronograma considera 28 delegações de alto risco, 40 de grau médio e 53 de baixo risco.
Entre as delegações de risco que merecem mais atenção está a do presidente do Irã, Mahmoud Ahmadinejad, que desembarca no Galeão na tarde de hoje. As delegações da Índia, Itália e França chegam amanhã ao Rio de Janeiro. O plano de segurança da Rio+20 conta com a participação de 13 ministérios e 26 órgãos públicos.
Para monitorar o tráfego aéreo, a Aeronáutica montou um centro de operações no Galeão. Do local, é possível obter informações sobre horários de pousos das aeronaves e deslocamento para os hangares receptivos. A chegada pode ocorrer pela pérgula da base aérea, pela Seção de Controle de Operações Aéreas Militares (Scoam) ou pelo portal do Correio Aéreo Nacional (CAN), exclusivo para delegações com maior quantidade de integrantes.
Delegações na Rio+20
O fluxo de desembarque de delegações começou a se intensificar ao meio-dia de segunda-feira (18). No fim da tarde, o primeiro ministro do Catar, Abdalla Al Attya, chegou ao Rio a bordo de um avião Airbus 310. O ministro trouxe na comitiva o chanceler Khaled Al Attya e o secretário executivo da Casa Civil Abdu Aziz.
À noite, o Legacy da Força Aérea Brasileira (FAB) chegou com os representantes de São Tomé e Príncipe e Serra Leoa. No meio da noite, outro aparelho da FAB pousou com representante de Malaui. Mais cedo, um avião da Embraer chegou à base aérea com integrantes do governo de Cabo Verde.
A operação de transporte de delegações feita pela FAB e Embraer atende solicitação da organização da Rio+20. Hoje, um avião Embraer 190 trouxe as comitivas de Antígua e Barbuda, Dominica, Granada, São Cristovão e Nevis e São Vicente e Granadina.
Segundo o centro de operações, a presidenta Dilma Rousseff desembarca na madrugada desta quarta-feira (20) na base aérea, proveniente do México.
De acordo com o planejamento, 63 aviões devem permanecer estacionados no pátio da base. Os voos de retorno começam a ocorrer a partir de sexta-feira. O fluxo deve estar mais intenso na manhã do próximo sábado.
Segurança preparada
Ainda ontem (18), o ministro da Defesa, Celso Amorim, demonstrou confiança no esquema montado para a segurança do evento. Após se reunir com o coordenador de segurança da Rio+20, general Adriano Pereira Júnior, Amorim afirmou que o Brasil está preparado para garantir a segurança das comitivas que vieram para a conferência.
“Estamos cuidando de todos os chefes de estado, individualmente e coletivamente. E estamos bastante confiantes de que tudo vai correr da maneira que todos queremos”, disse ele, em visita à exposição “Humanidade 2012”, no Forte Copacabana.
Segundo o ministro da Defesa, garantir a segurança das autoridades é fundamental para que a Rio+20 produza os resultados esperados. “Temos que criar as condições para que haja tranquilidade para o trabalho, e isto está sendo criado”, garantiu.
Fotos: Felipe Barra
Assessoria de Comunicação
Ministério da Defesa
(61) 3312-4070
Assessoria de Comunicação
Ministério da Defesa
(61) 3312-4070
Nenhum comentário:
Postar um comentário