Para estimular o turismo sustentável em todo o planeta, os Ministérios do Meio Ambiente (MMA) e do Turismo, em parceria com o Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA), lançaram na Semana do Meio Ambiente o Passaporte Verde.
Trata-se de uma campanha mundial que visa a estimular o turista a pensar suas escolhas e seus padrões de consumo nos destinos que visita. A ideia é conscientizar o turista para contribuir na preservação do meio ambiente e melhorar a qualidade de vida das pessoas nos locais visitados.
"O Passaporte Verde traduz o termo sustentabilidade para o cidadão comum, além de informar sobre as escolhas sustentáveis ao viajar e conhecer novos lugares e culturas", afirmou a Ministra do Meio Ambiente, Izabella Teixeira, no lançamento do programa.
A campanha, que tem como slogan “Turismo sustentável por um planeta vivo”, aposta nas mídias digitais e sociais. O site oficial inclui uma página no facebook que articula e divulga suas ações. Todo o material da campanha está disponível para download.
São apresentadas dicas para um turismo ecologicamente consciente. Isso inclui desde a escolha do destino, o que levar e o que não levar na bagagem, como se locomover, onde se hospedar, onde comer, como se divertir, o que trazer e o que não trazer, além de recomendaçõessobre como se comportar durante o convívio com diferentes populações e ecossistemas.
Durante a Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável (Rio+20), serão distribuídos guias educativos nos principais hotéis da cidade, incluídos também nos kits para as delegações internacionais que chegarão ao Rio de Janeiro.
“A partir desta experiência com a Rio+20, consolidaremos as ações para atender aos grandes eventos no Brasil: a Copa do Mundo e as Olimpíadas”, disse Allan Milhomens, Gerente de Projetos do MMA e coordenador da campanha Passaporte Verde.
“Há um grande interesse, dentro das iniciativas que estão sendo desenvolvidas para a 'Copa Verde', de incluir o Passaporte Verde como uma das agendas por uma Copa mais sustentável. As 12 cidades-sedes deverão ser integradas nas ações”, completou.
A cidade histórica de Paraty, no Rio de Janeiro, foi escolhida para sediar o projeto piloto da campanha. O município está implementando várias iniciativas de políticas e posturas compatíveis com o turismo sustentável. Entre elas, destacam-se:
- Melhoria da infraestrutura básica;
- Inclusão das comunidades tradicionais locais;
- Fortalecimento de ações de sustentabilidade;
- Implementação de programas de educação ambiental;
- Fomento de projetos de ecoturismo de base comunitária;
- Melhoria do sistema de abastecimento de água da população permanente e dos visitantes;
- Orientação e promoção de mudança de hábitos dos moradores e dos turistas;
- Orientação dos profissionais e empresários diretamente relacionados com setor turístico sobre práticas sustentáveis;
- Busca de soluções para a questão do crescimento urbano desordenado.
Para saber mais sobre o Passaporte Verde, assista ao vídeo da Campanha
Nenhum comentário:
Postar um comentário