sábado, 16 de junho de 2012

Crianças de todo o Brasil se encontram em "mini Rio+20"



Depois da canadense Severn Suzuki, com 12 anos na época, ter impressionado o mundo na Eco 92, pequenos brasileiros de várias comunidades do país estão no Rio de Janeiro para expor suas opiniões e mostrar que também lutam por um futuro diferente.

O projeto "+Criança na Rio+20", promovido pela Fundação Xuxa Meneghel, reúne 90 jovens entre 6 e 12 anos. Eles são representantes de comunidades ribeirinhas, indígenas, quilombolas, de fronteira, do semiárido, com deficiências e de grandes centros urbanos. Trinta educadores acompanham as atividades. Veja no vídeo ao lado.

As pautas da Rio+20, que estão sendo discutidas pelas autoridades e especialistas, também ganharam a atenção dos pequenos cidadãos. Entre os dias 13 e 23 de junho, eles participam de minifóruns, oficinas e se encontram com autoridades, empresários e jornalistas. Além disso, eles têm a oportunidade de visitar pontos turísticos do Rio de Janeiro e espaços da Rio+20. O objetivo é que eles elaborem a ‘Carta das Crianças para a Terra’ para ser apresentada no dia 22 de junho, no espaço Humanidade 2012, no Forte de Copacabana.

A diretora executiva da Fundação Xuxa Meneghel, Angélica Goulart, ressalta que o convívio e a troca de experiências entre as crianças de realidades tão diferentes são engrandecedores. “O projeto provoca, encoraja e estimula as crianças a se expressarem e sensibiliza os adultos a considerá-las e valorizá-las”.

As crianças estão hospedadas no Sítio Santo Agostinho, na Zona Oeste da cidade. Os custos do projeto foram pagos através de parcerias com empresas.
No vídeo ao lado, os pequenos expressaram as suas ideias e o que desejam para o futuro.

Confira os nomes dos porta-vozes de cada comunidade:

Vinicius Santos – 12 anos
Édimo de Souza – 13 anos
Rodrigo Silva – 9 anos
Igor Mateus Brioc – 12 anos
Jeferson Gomes – 12 anos
Kênia Souto – 12 anos
Roberta Iara Santos – 11 anos
Ana Julia Cordeiro – 11 anos
Parajuí Ferreira – 11 anos
Raissa Nascimento – 12 anos


Nenhum comentário:

Postar um comentário