segunda-feira, 7 de maio de 2012

Exposição conta a história da imigração em Juiz de Fora


Povos que ajudaram a construir a cidade e que contribuíram para o desenvolvimento

'Por que viemos?' Essa pergunta é o tema de uma exposição sobre a imigração em Juiz de Fora. E foram muitas contribuições vindas dos portugueses, sírios, libaneses, italianos, alemães e negros.

Nos corredores do Centro Cultural Bernardo Mascarenhas, fotos, documentos e objetos ajudam a contar a história de quem resolveu cruzar os mares para dar início a uma nova vida. Povos que escolheram Juiz de Fora para morar e contribuíram para o seu desenvolvimento.

Em cada banner um representante de cada etnia responde a pergunta que dá nome à exposição e conta como começou a imigração de seu povo para a cidade. Eles contribuíram com fotos e a memória para compor o acervo da mostra.

A exposição busca promover uma reflexão sobre os motivos que levam uma pessoa a deixar para trás sua terra natal e refazer a vida em outro país, com uma cultura completamente diferente. E ainda revelar como elas acabam transformando para sempre esse lugar.

Portugueses, sírios e libaneses ficaram marcados pelo seu envolvimento com comércio. Os italianos vieram trabalhar nas lavouras de café e tiveram forte influência na arquitetura. Germânicos formaram uma colônia agrícola que deu origem aos bairros São Pedro e Borboleta, além de terem trabalhado na construção da estrada União Indústria. Já a influência dos negros na formação da cidade ganhou um espaço especial na exposição. Já que para conhecer uma cidade, nada melhor do que olhar para trás.

A exposição fica em cartaz até o dia 03 de junho, de terça à sexta-feira, das 9h às 21h. E aos sábados e domingos, das 10h às 16h. A entrada é de graça. O Centro Cultural Bernardo Mascarenhas, fica na Avenida Getúlio Vargas, número 200.


Nenhum comentário:

Postar um comentário