A honraria é destinada a premiar os militares do Exército que, durante a prestação do serviço militar inicial, tenham sido julgados pelos seus comandantes, chefes ou diretores os mais distintos, de acordo com os preceitos da hierarquia e da disciplina, o cumprimento dos deveres e a assimilação da instrução familiar.
Durante a cerimônia, foi relembrada a história do 21º GAC como tradicional unidade do Exército de Caxias, a história do aquartelamento na entrada da Baia de Guanabara e o legado deixado pelo estadista brasileiro, o Barão do Rio Branco, patrono da Diplomacia Brasileira.
O Comandante Luciano Lima destacou que “reviver esses momentos, realmente é percorrer a história do Brasil. Chegamos ao término de nossa viagem, 276 anos depois do nascimento do 21º GAC. Volto-me, agora aos heróis do presente. Aos soldados em forma e àqueles ex-integrantes de unidades aqui representadas”, enfatizou.
A solenidade contou, ainda, com a presença dos antigos integrantes das unidades que eram sediadas em Niterói e São Gonçalo, Rio de Janeiro, que foram extintas ou transferidas. Além disso, os militares desfilaram nos grupamentos Artilharia de Campanha, Artilharia de Costa e Antiaérea, Infantaria e Logística.
Nenhum comentário:
Postar um comentário